Atividade 1 - as inteligências múltiplas

Atividade 1 - As inteligências Múltiplas

Durante muito tempo a inteligência foi estudada como algo inato, geral e único. Porém sistema nervoso é mais complexo do que pensávamos, apresenta umaplasticidade o que permite uma diferenciação na maneira processar informações.
Os instrumentos que aferem a inteligência são, da mesma maneira, questionados, até por sua complexidade. Porém com o passardo tempo foi-se percebendo que a inteligência não pode ser medida e não se reduz às habilidades linguísticas e lógicas.
Gardner propõe uma escala de sete áreas diferentes áreas intelectuais. Nãopodemos apenas classificar os indivíduos em aptos e inaptos, pois cada um tem uma habilidade diferente na busca de solucionar os problemas.
Todos os seres humanos possuem habilidades básicas,desenvolvendo-as em graus diferentes de acordo com fatores biológicos (genéticos e neurológicos) culturais (sociais, historicas)
Gardner destaca a importância do ambiente no desenvolvimento das habilidades.Neste sentido a escola se torna local privilegiado no desenvolvimento destas.
De acordo com a trajetória individual vamos desenvolvendo certas habilidades, que se consolida na idade adulta, emconformidade com as atividades desenvolvidas durante a infância e adolescência.
Baseado nestas pesquisas Gardner desenvolve uma teoria onde defende a ideia de múltiplas inteligências, priorizando ashabilidades.

Vejamos a seguir as inteligências e as habilidades preconizadas, de acordo com a teoria de Gardner.
Inteligência linguística: habilidade para lidar com a linguagem escrita ou falada, com afinalidade de persuasão, estimulação e transmissão de ideias. Manifestada desde a infância na capacidade de contar histórias criativas e com desenvoltura. Podemos verificar que esta habilidade éverificada com mais intensidade nos poetas.
Inteligência musical: habilidade de decodificar, apreciar, produzir e reproduzir sons, ritmos, timbres e temas musicais.percebe os sons de seu ambiente,...
tracking img