ATIV II HIP LIB MARXISMO

670 palavras 3 páginas
ATIIDADE II
História Das I. Políticas

1. Cite e explique dois objetivos da teoria liberal.
Um dos objetivos da teoria liberal era destruir o antigo regime que nele funcionava o absolutismo, tirar os privilégios do clero e da nobreza, pois eles tinham privilégios políticos e não pagavam impostos, e mudar a intervenção forte do governo na economia, porque os proletariados pagavam impostos abusivos. O outro objetivo era construir uma sociedade liberal.

2. Explique os seguintes princípios liberais:

Racionalismo; Tudo que acontecia na época devia ser explicado e fundamentado racionalmente.
Liberdade individual; As pessoas serem livre socialmente e economicamente, não tendo a intervenção do rei na economia

Igualdade; Igualdade jurídica, todos os homens são iguais perante a lei.

Fraternidade; Ser tolerante, aceitar o fato de terem escolhas diferentes, diferentes pensamentos e opções, seja ela religiosa ou opção de algum partido.

3. Caracterize a teoria de Voltaire, Montesquieu e Rousseau.
Voltaire considerava por ele um direito natural, ninguém pode eliminar sua liberdade, assim ele foi considerado o pai da imprensa.
Montesquieu tinha a teoria que a centralização do poder vem junto com o abuso e propões que o poder seja dividido em 3 executivo, legislativo, judiciário e que eles se policiem para que não haja nenhuma corrupção entre os mesmos.
Rosseau tinha a teoria da soberania popular, que a maioria conduz a minoria e a minoria pode fazer oposição, ele também defende a melhor distribuição da propriedade para diminuir as possibilidades de guerras e assassinatos. 4. Explique o liberalismo econômico de Adam Smith.
Adam Smith afirmava que sua principal teoria baseava-se na idéia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos

Relacionados

  • Teoria do fato jurídico
    83442 palavras | 334 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas