Ativ Estrut Psicologia 2 Elab Sintese sobre video

814 palavras 4 páginas
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – CCJ0106

Aluna: Sheila Christine Santos Fernandes de Souza
Curso: Direito Noturno
Matrícula: 2015.02.00511-5
Turma: 3004

ATIVIDADE ESTRUTURADA No 02

TITULO
ELABORAÇÃO DE SÍNTESE SOBRE VIDEO

OBJETIVO
Conhecer o cotidiano das Varas Criminais e do Sistema Penitenciário.

COMPETENCIAS/HABILIDADES
Competência para compreender os diferentes aspectos das questões apresentadas no vídeo, que dizem respeito à criminalidade, Justiça e Sistema Penitenciário.

Habilidade para realizar uma síntese e uma reflexão crítica sobre o tema exibido.

DESENVOLVIMENTO
Assistir o vídeo Justiça (referência e endereço eletrônico abaixo). Fazer uma breve síntese da obra, destacar as principais questões desenvolvidas no vídeo e concluir o trabalho com reflexões críticas.

REFERÊNCIA
JUSTIÇA. Direção e produção de Maria Augusta Ramos. Documentário. Brasil: produção independente, 2004. 1 DVD (100 min). Ntsc, son., color. Port.

Endereço do vídeo no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=r8vaMUOHQNY RESPOSTA
O documentário “Justiça”, de Maria Augusta Ramos, mostra o cotidiano dos funcionários do Judiciário, mais precisamente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que são os promotores, juízes e defensores públicos, e dos réus e seus familiares, demonstrando o procedimento burocrático desse dia-a-dia e a situação precário do sistema carcerário brasileiro, como a carceragem do Polinter, “espaço” esse em que poucos brasileiros tem idéia de como realmente seja.
Com uma simples câmera, esse documentário visou alertar a sociedade sobre o caos carcerário existente no Rio de Janeiro. Sabemos que essa é a realidade de todas as carceragens em todo país. Sem nenhuma política de reeducação e reinserção na sociedade, estas se tornam cada vez mais um antro de marginalidade, onde os detentos acabam saindo piores do que quando entraram.
“Quem tá preso na verdade, só tem pé de chinelo, ladrão pé de galinha, o povo mais miserável [sic]”. Com essa frase, uma das

Relacionados