Ativ Ava Docen

259 palavras 2 páginas
Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores.

Sabemos o quanto é fundamental os conhecimentos prévios dos alunos, para a facilidade da aprendizagem. Mas é impreencidível também, os saberes de um docente, pois com os conhecimentos, o profissional da educação estabelece resultados positivos no ensino-aprendizagem dos alunos.
O conjunto de conhecimentos que deve está na bagagem do docente, são: teórico, prático e pessoais, que darão suporte na construção de um currículo, sendo desenvolvido seus próprios pensamentos e automaticamente contemplando a proposta de ensino, modificando a forma rotineira de atuar e tendo a participação ativa na construção da diversidade, além de contribuir para a sua formação.
A construção curricular está inserida numa trajetória, é fundamental uma formação continuada, para que seja renovado os conhecimentos a cada dia, e que no ensinar, sempre esteja em constante reflexão, sobre a responsabilidade de ser um profissional da educação sendo primordial saber o conteúdo pedagógico para saber lidar com os desafios que aparecerão constantemente.
Desta forma, a educação terá profissionais capacitados para desenvolverem um ensino aprendizagem de qualidade, produtivo e prazerozo, possibilitando novas práticas pedagógicas, em que o reconhecimento e resultado pelo o seu trabalho, conhecimento, capacidade e competência será gratificante.

Referências Bibliográficas:

ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São
Paulo: Cortez, 2008. 102 p.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. 239 p.

PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999

O Saber docente
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/Sem13/leilafinoqueto

Relacionados