Ativ 15486

579 palavras 3 páginas
ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE DA AULA 01

Por que dizemos que a filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza? Comente. (mínimo de 8 linhas)

A filosofiapré-socrática vem antes de Sócrates e tem uma concepção naturalista. Os pré-socráticos vieram para combater os pensamentos dos primeiros filósofos que compartilhavam de diversas crenças místicas, ou seja,a mitologia, onde se acreditava que a origem de tudo e do universo vinha dos deuses eram esses deuses que comandam tudo e todos. Os pré-socráticos foram os primeiros a questionarem sobre o início douniverso, da passagem da consciência mítica para a consciência racional, ocuparam-se em explicar universo a partir da razão e explicações para os fenômenos da natureza e os quatros elementos, ar,terra, fogo e água. Podemos dizer que os pré-socráticos introduziram o pensar na filosofia quando começam a questionar os fundamentos do mundo e começam a explicar que o princípio de tudo está relacionadoà natureza, cada pensador com seu elemento especifico, mas todos em comum acordo que a explicação de tudo vem da natureza.

LER DOCUMENTO COMPLETO

ATIVIDADE DA AULA 02

Sócrates representa um marco importante da história da filosofia e que se preocupava, dentre outras coisas, com o conhecimento sobre as coisas, dialogando o tempo todo com seus interlocutores. De acordo com os estudos realizados em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase acima. (mínimo de 8 linhas)

Sim, Sócrates foi um marco importante da história da filosofia, ele se preocupava com a formação do aluno dentre outras coisas, buscava ensinar o conhecimento sobre as coisas de forma global, não só para atingir o sucesso, mas para conquistar o saber , Sócrates tambem acreditava que questionando seus interlocutores fazia com

Relacionados

  • ativ 15486
    838 palavras | 4 páginas
  • Ativ 15486
    285 palavras | 2 páginas
  • Ativ 15486 1
    861 palavras | 4 páginas
  • revestimentos
    102855 palavras | 412 páginas