Ativ 13983 Aula 1

868 palavras 4 páginas
ATIVIDADE – 01 - Relativo ao conteúdo estudado (nas AULAS 01 a 04)

Assinale nas alternativas abaixo: (V) verdadeira e (F) falsa.

(V) A Teologia Prática é a interlocutora especial das práticas pastorais desenvolvidas no seio das comunidades que formam o povo de Deus.
(V) O cenário religioso que se apresenta na América Latina hoje traz suas riquezas e seus desafios tanto para a teoria teológica, quanto para a prática pastoral e, inclusive, para a vida de fé dos membros (fieis) da Igreja.
(F) Conforme Libânio: é salutar pensar uma Teologia Prática nos dias de hoje alheia às influências da modernidade ou da pós-modernidade.
(F) Contra todas as palavras de ordem, que nela ocupariam o lugar do método, a Teologia não deve manter um controle permanente de seu funcionamento.
(V) Floristan primeiramente afirma ser a Teologia Prática hermenêutica, vez que, a entende como interpretação da realidade humana atual segundo a dinâmica da fé cristã ou à luz do Evangelho.
(F) Todavia, Floristan entende em segundo lugar, que a Teologia Prática não é um saber confessional, visto estar relacionada com a fé; e propugna uma determinada orientação para a vida.
Relacione as colunas:
1. Fase “Kairológica”
(2) fase normativa onde se busca identificar, a partir de um modelo de Igreja, os objetivos e metas para alcançar uma prática renovada. Fazendo uso de critérios racionais e teológicos (momento criteriológico).
2. Fase “Projectiva”
(3) entende-se estratégia com um conjunto de elementos e fatores necessários para se sair de uma determinada situação e chegar a uma situação desejada.
3. Fase Estratégica:
(1) “análise evolutiva de uma situação, subdivindo-se em três momentos: fenomenológico-descritivo, hermenêutico-crítico e criteriológico, visando à compreensão que o Espírito Santo dá à comunidade de fé dentro de uma conjuntura histórica o “kairós de Deus” – ou, “momento kairológico”.

Continue com (V) ou (F):
(V) Fé é a expressão inclusiva aplicada à relação cristã entre Deus e o homem.

Relacionados