Ativ 11810

486 palavras 2 páginas
Atividade 1 (aulas 1 e 2)

1) Conceitue o que é o Sistema Plantio Direto e descreva, com suas palavras, por que se trata de um novo paradigma na agricultura.
De forma simplificada, pode-se dizer que o Sistema Plantio Direto (SPD) é uma forma de produção agrícola na qual se utiliza um conjunto de tecnologias baseadas em fundamentos, sendo: a ausência de revolvimento ou preparo do solo; e a manutenção permanente do solo coberto seja por restos culturais (palha) ou por plantas vivas etc. utilização de rotação de culturas. A utilização do SPD, objetiva conciliar a produtividade das culturas, a redução de custos de produção e a preservação ambiental.

2) Nas condições atuais da agricultura brasileira, considerando as informações disponíveis, quais seriam as principais razões para a adoção do SPD?
O agricultor pode prever ou adotar, à medida que avança o tempo de utilização do sistema, que irá obter diversos resultados positivos. A eficiência do SPD ocorre reduzir, ou até praticamente eliminar, as perdas de solo por erosão ocorrem em função da eliminação do preparo do solo e da manutenção da cobertura superficial do solo com palha.

3) Na comparação entre o sistema convencional (com operações de preparo do solo) e o SPD, encontramos muitas as diferenças. Aponte quais você julga as mais importantes? Justifique sua escolha.
Uma das primeiras providências a ser adotada é ter uma assistência técnica capacitada em seguida uma divisão da propriedade em glebas ou talhões, bom nível de fertilidade do solo, com as correções já efetuadas pois o produtor terá um controle bem detalhado sobre toda a fazenda.
Atividade 1 (aulas 1 e 2)

1) Conceitue o que é o Sistema Plantio Direto e descreva, com suas palavras, por que se trata de um novo paradigma na agricultura.

O Sistema Plantio Direto (SPD) é uma forma de produção agrícola na qual se utiliza um conjunto de tecnologias baseadas em três fundamentos, quais sejam: a) ausência de revolvimento ou preparo do solo; b) manutenção

Relacionados