Ativ 1 Resumo do Texto Protocolo X25

1620 palavras 7 páginas
Faculdade Estácio de Sergipe – FASE
Graduação Tecnológica em Redes de Computadores
Disciplina: Redes de Banda Larga Data entrega: 16/março/2013

Aluno: __________________________________________________________
Atividade: Elaborar resumo, de no máximo 1 página, do artigo abaixo.
Protocolo X.25
Descrição do X.25
Desde os anos 70, a transmissão via protocolo X.25 em redes tem sido utilizada, de maneira crescente e em especial em redes geograficamente dispersas (WAN - Wide Area Networks).
O X.25 sempre se mostrou interessante do ponto de vista econômico, nos casos de transmissões de baixa quantidade de dados, onde não se justifica a contratação de um canal dedicado e disponível durante todo o tempo.
O protocolo X.25 no caso da rede Renpac - Rede Nacional de Pacotes da Embratel - provê uma transmissão livre de erros devido a sua técnica de correção de erros ponto por ponto ao longo da Rede. Este protocolo tem sido usado no mundo inteiro, nas mais diversas aplicações como: Correio Eletrônico (Email), Workstations ligadas a Mainframes remotamente, conexão de LANs a Hosts, acessos remotos, coleta de pedidos, automação de força de vendas, etc...
Histórico
O protocolo X.25 e redes públicas de pacotes:
As redes, no passado, eram exclusivamente redes dedicadas e privadas.
Tínhamos empresas com redes privadas, ligadas em estrela, conectando pontos remotos a um CPD central através de canais dedicados, tipo Transdata, por exemplo.
Neste tipo de conexão, através de canal dedicado é pago um aluguel mensal, utilizando-se ou não. Ou seja, em períodos que se tem um tráfego elevado ou baixo, paga-se o mesmo valor. Devemos considerar também o fato de que o custo dos canais dedicados no Brasil é elevado em relação ao preço das tarifas no exterior.
Nesta situação, as pequenas e médias empresas que desejassem ter conexões remotas de dados, para baixos volumes de transmissão, poderiam ter os seus projetos inviabilizados pelo elevado custo dos canais dedicados.
Visando amenizar este

Relacionados

  • Handbook de TI para Concursos
    194543 palavras | 779 páginas
  • Fluxogramas
    162745 palavras | 651 páginas
  • Concurso TI
    166209 palavras | 665 páginas
  • Engenharia eletronica
    170363 palavras | 682 páginas