Atitudes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia das Relações Interpessoais

Ano Letivo 2012/2013

Definição de Atitude
Autores
Thomas e Znaniecki G.W.Allport

Ano
1915 1935

Definição “…um processo de consciência individual que
determina atividade reais ou possíveis do individuo no mundo social.” “…é um estado de preparação mental ou neural, organizado através de experiência, e exercendo uma influência dinâmica sobre asrespostas individuais a todos os objetos ou situações com que se relaciona.” “…são predisposições para responder a determinada classe de estímulos com determinada classe de respostas.” “…é uma predisposição para responder de forma favorável ou desfavorável a um objeto, pessoa, instituição ou acontecimento.” “…é um constructo hipotético referente à «tendência psicológica que se expressa numaavaliação favorável ou desfavorável de uma entidade especifica».”

Rosenberg e Hovland

1960

Ajzen

1998

Eagly e Chaiken

1993

Dimensão Avaliativa
Intensidade

Direção

Acessibilidade

Julgamento Avaliativo

Atitudes Atitudes Atitudes

• Abstractas • Concretas

• Específicas • Gerais

• Comportamentos • Classes de Comportamentos

Atitudes Atitudes Atitudes
    

• Abstractas • Concretas

• Específicas • Gerais

• Comportamentos • Classes de Comportamentos

As atitudes podem ser: Sociais Politicas Organizacionais Atracção Interpessoal Auto-Estima

Expressão de Atitude

Cognitiva Comportamental Afetiva

Medição das Atitudes
Cognitiva

Escala das Atitudes
 Medição das atitudes através das crenças, opiniões e avaliações dos sujeitosacerca de um qualquer objeto.

 A forma mais direta de acedermos a esses conteúdos cognitivos é através da auto-descrição e do comportamento individual

Escala Intervalar de Thurstone (1928)
 Caracteriza a atitude do sujeito através do seu posicionamento face ao estimulo Passos: 1.Obter um conjunto de cerca de 100 frases. 2. Proceder à avaliação destas frases por um conjunto de sujeitos.3.Calcular o valor de escala de cada item, através do calculo de uma medida central. 4.Selecionar as frases que constituirão a futura escala das atitudes de acordo com três critérios, o da ambiguidade, da irrelevância e da sensibilidade. 5. Apresentar aos sujeitos as frases constantes da versão final da escala, para que assinalem as com que estão de acordo.

6.Calcular o valor individual daatitude.

Escala Intervalar de Thurstone (1928)

Escala de Likert (1932)

Atitude favorável

Atitude desfavorável

 É a própria resposta do individuo que a localiza directamente em termos de atitudes, não existindo escalonamento de estímulos.

Passos:
1. Obter um conjunto de frases que manifestem opiniões acerca do objecto de atitude.
2. Pedir a uma amostra representativa da população.3. Eliminar as frases sem variação, ou em que o posicionamento da amostra não se assemelhe a uma distribuição normal. 4. Cotar as respostas às frases favoráveis e desfavoráveis. 5. Proceder a uma análise de consistência interna da escala através da correlação entre cada item e o score final.

6. Calcular o valor individual da atitude através da soma dos valores dos itens que a constituem. Escala de Likert (1932)

Escala de Atitudes Face à Polícia
Problemas  Saber se a resposta do sujeito corresponde à sua atitude real ou se ele tentou, através das respostas, dar uma boa imagem de si, tentado agradar o investigador;  A resposta corresponde a uma posição bem estruturada por parte do sujeito, ou foi um tema que se viu confrontado apenas naquele momento, isto é, qual o grau decentralidade da atitude para o sujeito?;  A própria linguagem em que é formulada a questão, a escala de resposta e todos os efeitos de contexto. Nas perguntas que à partida não opinitivas, mas de resposta certa ou errada, pode-se concluir a atitude dos sujeitos.

Escala de Distância Social (Bogardus, 1925)
 Mede o grau de distância que uma pessoa deseja manter nas relações com pessoas de...
tracking img