Atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIRP-FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES
INTRODUÇÃO
Atitudes e Comportamentos no Ambiente de Trabalho

ÉMILE DURKHEIM


Ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes um do outro e com uma visão de mundo totalmente diversificada que atrai o desejo dedesvendá-lo, de conhecê-lo. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos foi Abraham Maslow que desenvolveu a Teoria da Hierarquia e das Necessidades Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas. Portanto, motivação é oresultado dos estímulos que agem sobre as pessoas levando-as a ação. Ou seja, Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito socialmente (trabalho, escola/faculdade, grupos de amigos etc.), de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte dealgo, de ser notado positivamente, de ser útil etc., de atender suas necessidades fisiológicas, de segurança, de autoestima e de auto - realização.


ATITUDES E COMPORTAMENTOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
“A personalidade humana é uma coisa sagrada; ninguém pode violá-la ou infringir seus limites, embora, ao mesmo tempo, o maior bem consista na comunicação com os outros”.
Émile Durkheim
Concepçõessobre as atitudes: Determinantes psicossociais
A compreensão da conduta humana possibilita conceber atitude como resultantes de valores, crenças, sentimentos, pensamentos, cognições e tendências á reação, referente a determinado objeto, pessoa ou situação. Desta maneira, o indivíduo, ao assumir uma atitude, vê-se diante de um conjunto de valores que tendem a influencia-los.
O sistema total decrenças do individuo corresponde a um agrupamento de suas crenças, que variam em profundidades, que são formadas como resultado de sua atuação na natureza e na sociedade, ajudando na manutenção de um sentimento de identidade do ego e do grupo, estável e continuo através do tempo. As crenças funcionam como um filtro, pois seleciona as novas informações que são incorporadas na consciência individual,associada as motivação e expectativa que o individuo manifesta no decorrer da existência.
O indivíduo consciente ou inconsciente filtra as crenças, ou seja, associação de crenças semelhantes, com o intuito de minimizar os possíveis conflitos, evitando, assim, que o comumente se identifica como dissonância cognitiva, que se refere à disposição natural para atenuar e ate certo ponto negarsentimentos ambivalentes frente à situação, grupos e pessoas.
A atitude é uma reação avaliativa, apreendida e consolidada no decorrer da experiência de vida, o indivíduo, que tem componentes básicos, presente em sua formação.
.componente afetivo-emocional: refere-se aos sentimentos ou reação emocional que o individuo apresenta em face de uma situação especifica.
.componente cognitivo: refere-se àscrenças do indivíduo, os conhecimentos e os valores associados à situação, objeto ou pessoa.
.componente comportamental: refere-se às ações favoráveis ou desfavoráveis com relação à situação em foco.
.componente volitivo: constitui-se na motivação, desejo, expectativas e necessidades inatos e adquiridos.
As atitudes que são tendências às reações, delineiam os como, os porquês e os porquês docomportamento, são as causas regularidades da forma como nos comportamos, onde os valores e as crenças formam as bases para que o indivíduo adote determinadas posturas. As distorções, na maioria das vezes, assimilam percepções preconceituosa, que são associadas às questões étnicas, religiosa, sexual, econômicas, culturais, manifestando-se em reação comportamental de rejeição em face de indivíduos,...
tracking img