Atitudes filosoficas e criticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Nome: Etelvina Ribeiro Lima

Matrícula: 2010014443098

Trabalho elaborado pela Professora: Camila Lia

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Artes

Estácio Uniradial – Brooklin

ArtesVisuais – 5º Semestre





1) Lista das palavras desconhecidas por parte do aluno (a), e seus sinônimos a partir de uma consulta em dicionários gerais, etimológicos ou próprios de sinônimos.




Evidênciasdo cotidiano
Segundo a autora Marilena Chauí em nossa vida cotidiana afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos perguntas como "que horas são?", ou"que dia é hoje?". Dizemos frases como "ele está sonhando", ou "ela ficou maluca". Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas epessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha".

Tudo isso são evidências do cotidiano que se torna rotineiro, sem ao menos questionarmosou indagarmos. E a filosofia, ela é muito importante porque nos ensina não aceitar tudo como sendo a verdade absoluta, ela nos ensina a questionar e pensar sobre todas as informações que recebemos defora ao nosso eu, assim impede de sermos manipulados, principalmente nos dias de hoje, onde podemos ser devorados por informações instantâneas e pela influência da Mídia.·.




Atitude filosóficaImaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de "que horas são?" ou "que dia é hoje?", perguntasse: O que é o tempo? Em vez dedizer "está sonhando" ou "ficou maluca", quisesse saber: O que é o sonho? A loucura? A razão?

A atitude filosófica segundo a autora são as indagações sobre os porquês da vida, e a busca das respostas esoluções para as nossas incertezas e as dúvidas que nos cercam, e nunca encarar os problemas e as dúvidas como algo simples, mas assumir uma postura de ir além das aparências para saber por que se...
tracking img