Atigo TOPA

1056 palavras 5 páginas
RESUMO
O presente trabalho é um estudo sobre o TOPA – Todos pela Alfabetização, bem como as questões sociais e econômicas ligadas ao analfabetismo na Bahia. Este programa busca atingir jovens, adultos e idosos, vindos de diferentes contextos sociais.
Por meio deste, será possível compreender a ideologia do programa a partir de uma descrição, uma análise e uma opinião crítica sobre as perspectivas desenvolvidas pelo TOPA.

INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, apesar dos esforços desenvolvidos pelos governos e sociedade civil, os índices de evasão, repetência e abandono escolar, em especial na Bahia, continuam elevados. Uma breve reflexão acerca da história educacional brasileira nos revela que a educação de jovens, idosos e adultos sempre ocupou papel de pouca relevância no âmbito das políticas desenvolvidas pelo Estado. A ausência ou a deficiência do uso adequado da escrita por parte significativa da população com idade acima de 15 anos é um fenômeno que atua na manutenção da desigualdade social.
O TOPA – Todos pela Alfabetização, objetiva promover uma educação de qualidade para a população de jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para a inclusão social, política, econômica e cultural desses sujeitos.
O programa iniciou-se em 2007, onde se observava um alto índice de analfabetismo na Bahia e hoje já abrange mais de 407 municípios.
O projeto visa, especificamente, reduzir o índice de analfabetismo na Bahia; assegurar à população de 15 anos ou mais condições para a continuidade de seus estudos; realizar ações que contribuam com o desenvolvimento social e econômico da população; apoiar os municípios na melhoria dos seus indicadores educacionais; firmar parcerias com os municípios para a execução do programa; articular governo e sociedade numa ação política de melhoria de condições de vida da população (SEC/BA-TOPA,

Relacionados