Atetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Benefícios da caminhada para os idosos


























Benefícios da caminhada para os idosos



ALUNOS: Alessandra Ferreira,
Glaucia Ramos.Jordana C. Zanatta

Rosemeire,




Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Atletismo, do curso de Educação Física, noturno., da Universidade Estácio de Sá, ministrado pelo professor Eduardo Henrique.Benefícios da caminhada para os idosos








Resumo




A adesão ao treinamento de corrida ou caminhada tem como objetivo promover a auto-estima e a autoconfiança e ainda o exercício físico pode controlar o nível de ansiedade e a depressão. Outra vantagem dos exercíciosfísicos é a promoção da condição física do individuo. Durante a realização de exercícios ocorre o aumento nos níveis circulantes de adrenalina. Outro beneficio da prática são as reduções da quantidade de gordura corporal enquanto, preserva a massa isenta de gordura.




Palavra chave: corrida, benefícios, condicionamento físico.Introdução




Para prescrever o treinamento de corrida e caminhada de maneira adequada e segura é necessário, inicialmente, conhecer as condições de saúde e o estado geral do praticante. Os níveis de condicionamento físico inicial, hábitos de exercício, idade, sexo, percentual de gordura, motivação, disponibilidade e objetivosreais a curto, médio e longo prazo. ( Saúde e Bem Estar).
É importante dispor de informações médicas adequadas para avaliar as condições de saúde do modo mais apropriado a cada caso. Objetivo da avaliação serve para identificar o perfil atual de condicionamento físico global do indivíduo fornecendo subsídios para elaboração de programas que venham atender as necessidades. (Pesquisa conduzida noano de 2007 no Rio Grande do Sul com corredores de rua integrantes de grupos de corrida).






































1. Desenvolvimento 
A falta de atividade física regular tem sido apontada como um comportamento nocivo à saúde e como determinante negativo da qualidade de vida dos indivíduos, sobretudo, de idosos. O sedentarismo podeacelerar o processo de envelhecimento, pois, acentua o declínio do VO2 max, a perda de massa muscular, a diminuição da força e flexibilidade, o aumento da massa de gordura e das doenças crônicas degenerativas. Existe hoje comprovação científica de que as pessoas ativas estão menos propensas a desenvolver certas doenças (GOLDBERG; ELIOT, 2001; MANIDI; MICHAEL, 2001; GEIS, 2003), possuem uma maiorlongevidade e maior expectativa de vida (SHEPHARD, 2003,SPIRDUSO,2005).
Dentre a enorme gama de opções para o indivíduo se manter fisicamente ativo, a caminhada é apontada como um dos seus principais recursos. Para os indivíduos idosos ela é altamente recomendada, pois, não requer equipamentos sofisticados, o risco de lesões é baixo, já que a atividade é de intensidade baixa e não acarreta ônus ecompromisso com profissionais especializados. Lima (2002) complementa dizendo que a caminhada é apontada como um dos exercícios aeróbicos mais adequados, especialmente para idosos e indivíduos portadores de doenças cardíacas e metabólicas como diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue.
Melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas...
tracking img