Aterros sanitários

Páginas: 11 (2622 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL DA PRODUÇÃO

ATERROS SANITÁRIOS

ALUNO: GEANLUCA ULIANA

Palhoça, 06 de Novembro de 2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 3
ATERROS SANITÁRIOS 3
Classificação do lixo 3
Quanto à composição química: 3
Quanto à origem: 3
Lixos Infectantes 4Processos de Destino 5
Lixos Não-Infectantes 5
Resíduos Líquidos 5
Lixão x Aterro 6
Exploração do Aterro sanitário 7
Tipos de resíduos 7
Tipos de tratamento de resíduos 7
Processo de Tratamento do Lixo 8
Tempo de Vida Útil do Aterro Sanitário 8
Selagem 8
Vantagens do Aterro Sanitário 8
CONCLUSÃO 9REFERENCIAS.............................................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradorade lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.
A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens gera uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais.Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possíveis reaproveitamentos são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.
De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seuacondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos domésticos e comerciais constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades.
Neste trabalho falarei sobre um modo de consertar esse problema, o aterro sanitário.

DESENVOLVIMENTOATERROS SANITÁRIOS

Classificação do lixo

Quanto às características físicas:

• Seco: papéis, plásticos, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, guardanapos e tolhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lâmpadas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças.
• Molhado: restos de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, etc.Quanto à composição química:

• Orgânico: são compostos por pó de café e chá, cabelos, restos de alimentos, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e podas de jardim.

• Inorgânico: composto por produtos manufaturados como plásticos, vidros, borrachas, tecidos, metais (alumínio, ferro, etc.), tecidos, isopor, lâmpadas, velas,parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças, etc.

Quanto à origem:

• Domiciliar: originado da vida diária das residências, constituído por restos de alimentos (tais como cascas de frutas, verduras, etc.), produtos deteriorados, jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Pode conter alguns resíduostóxicos.
• Comercial: originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc.
• Serviços Públicos: originados dos serviços de limpeza urbana, incluindo todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, galerias, córregos, restos de podas de plantas, limpeza de feiras livres,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aterro sanitário
  • Aterro Sanitário
  • Aterro sanitario
  • aterro sanitario
  • ATERRO SANITARIO
  • Aterro sanitário
  • aterro sanitario
  • Aterros Sanitarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!