Aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NR10 – NBR5410

O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. ▸ Muitasvezes, o desconhecimento das técnicas para realizar um aterramento eficiente, ocasiona a queima de equipamentos, ou pior, o choque elétrico nos operadores desses equipamentos.




O aterramentoelétrico serve para três funções principais, tais como, proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, descarregar cargas estáticas acumulada nas carcaças das máquinas e facilitar ofuncionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.) através da corrente desviada para terra.

O neutro é um “condutor” fornecido pela concessionária de energia elétrica, peloqual há o “retorno” da corrente elétrica. ▸ O terra é um condutor construído através de uma haste metálica e que, em situações normais, não deve possuir corrente elétrica circulante.




A grandediferença entre terra e neutro é que, pelo neutro há corrente circulando, e pelo terra, não. Quando houver alguma corrente circulando pelo terra, normalmente ela deverá ser transitória, isto é,desviar uma descarga atmosférica para a terra, por exemplo.



A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui uma norma que rege o campo de instalações elétricas em baixa tensão. Essa normaé a NBR 5410, a qual, como todas as demais normas da ABNT, possuem subseções. As subseções: 6.3.3.1.1, 6.3.3.1.2, e 6.3.3.1.3 referem-se aos possíveis sistemas de aterramento que podem ser feitos naindústria.



O esquema TN possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção. São consideradas três variantes de esquemaTN, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção.



O neutro é aterrado logo na entrada, e levado até a carga. Paralelamente, outro condutor identificado como PE é...
tracking img