Aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Esse trabalho mostrará a função e os tipos de aterramento

O aterramento elétrico tem três funções principais:

a – Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através daviabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas.

b – “ Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

c – Facilitaro funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc. ), através da corrente desviada para a terra.

Segundo a norma brasileira NBR 5410, que trata de instalações elétricas debaixa tensão, existem os seguintes esquemas de aterramento:

Sistema TN-S: Esquema em que o terra e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídosde forma independente por toda a instalação.

Sistema TN-C: Esse sistema, embora normalizado, não é aconselhável, pois o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. Dessa vez, suaidentificação é PEN. Podemos notar pela figura que, após o neutro ser aterrado na entrada, ele próprio é ligado ao neutro e à massa do equipamento.

Sistema TT: Esse sistema é o mais eficiente detodos. Na figura vemos que o neutro é aterrado logo na entrada e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste deaterramento do neutro.

Sistema TN-C-S: Esquema em que o terra e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (quecombina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação através de dois condutores distintos.

Sistema IT: Esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto dealimentação é aterrado através de uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de...
tracking img