Aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATERRAMENTO

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 2012.2 N

O QUE É ATERRAMENTO?
* ATERRAMENTE: O aterramento é o fio ou a barra de cobre que é enterrado e por onde passa a corrente elétrica.PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO?
* Para proteger pessoas e equipamentos elétricos.
* Facilitar o funcionamento dos fusíveis, disjuntores, etc., através da corrente desviada para a terra.TIPOS DE ATERRAMENTO:
* Sistema TN-C:
Esse sistema, embora normalizado, não é aconselhável, pois o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. Somente optar pelo sistemaTNC em último caso, isto é, quando realmente for impossível estabelecer qualquer um dos outros sistemas.
* Sistema TT :
Esse sistema é o mais eficiente de todos. A massa do equipamentoé aterrada com uma haste própria, independente da haste de aterramento do neutro.
* Sistema TN-S:
Terra e neutro são separados, ou seja, utiliza-se um fio para o neutro e outro para oterra. O fio neutro é aterrado na fonte, as massas são ligadas a um fio terra, que é ligado ao neutro.
* Sistema IT:
É o sistema mais indicado quando se pretende evitar o corte automáticoao primeiro defeito.
* Sistema TN:
Utilizado principalmente em algumas instalações industriais e em redes onde é difícil conseguir boas ligações à terra ou não é viável a utilização dedispositivos diferentes.

* Sistema TN-C-S:
Esquema onde, em uma parte da instalação, um mesmo condutor tem a função neutro e terra, e na outra parte os condutores são separados.QUAIS VALORES DE UM BOM ATERRAMENTO?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definiu 4 níveis baseados na resistência do aterramento para se determinar sua qualidade.
* Entre 0e 5 Ohms —> Excelente;
* Entre 6 e 15 Ohms —> Ótimo;
* Entre 16 e 30 Ohms —> Aceitável;
* Maior que 30 Ohms —> Condenado, ineficiente;

Bibliografia...
tracking img