Aterosclerose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aterosclerose

Dr. Marcelo Chiara Bertolami

A aterosclerose é uma doença crônica-degenerativa que leva à obstrução das artérias (vasos que levam o sangue para os tecidos) pelo acúmulo de lípides(principalmente colesterol) em suas paredes. A aterosclerose pode causar danos a órgãos importantes ou até mesmo levar à morte. Tem início nos primeiros anos de vida, mas sua manifestação clínicageralmente ocorre no adulto.



Quais são as causas da aterosclerose?

Quais são os sintomas da aterosclerose?

Quais são os fatores de risco para a aterosclerose?

Como a aterosclerose podecomprometer o organismo?

Como evitar a aterosclerose?

Quais são as causas da aterosclerose?

A aterosclerose é causada pelo acúmulo de lípides (gorduras) nas artérias, que podem ser fabricadospelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. Ela começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sangüínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam aacumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas.

As artérias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gorduracrescem, as artérias estreitam-se.

Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, comoconseqüência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.


Quais são os sintomas da aterosclerose?

Usualmente, a aterosclerose não produz qualquer tipo de sintomaaté que um estreitamento acentuado ou obstrução de uma ou mais artérias ocorra. À medida que a aterosclerose estreita a artéria, o órgão afetado pode deixar de receber sangue suficiente para oxigenaros seus tecidos.

O sintoma depende do órgão afetado pela obstrução da artéria. Assim, se as artérias acometidas são as que levam sangue para o cérebro, a pessoa poderá sofrer um acidente vascular...
tracking img