ATENÇÃO FARMACÊUTICA VOLTADA AO PACIENTE IDOSO, Salime Souza Nóbrega, Tatianne Lopes da Silva

4650 palavras 19 páginas
ATENÇÃO FARMACÊUTICA VOLTADA AO PACIENTE IDOSO Salime Souza Nóbrega1 Tatianne Lopes da Silva1 Adriana Lima Rezende Arruda2 1. Acadêmicos do Curso de Farmácia do Centro Universitário Uninorte, Turma FAN08S2.
2. Profa. Orientadora do Curso de Farmácia do Centro Universitário Uninorte

INTRODUÇÃO

A atenção farmacêutica na concepção de Melo et al (2008) pode ser entendida como uma prática centrada no paciente e que requer trabalho conjunto do farmacêutico com o paciente e demais profissionais de saúde para promover a saúde e cuidar da prevenção de doenças. Segundo eles devido ao fácil acesso, o farmacêutico também exerce um papel vital nas informações de saúde. Ainda citando Melo et al (2008), por ser uma fonte de informações para pacientes, médicos e profissionais de saúde, o farmacêutico tem a oportunidade de influenciar direta ou indiretamente a escolha e o uso das terapias com medicamentos. A atenção farmacêutica é modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis voltados para a melhoria da qualidade de vida. “Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais sob a ótica da integralidade das ações de saúde” (OPAS 2002b).
A Atenção Farmacêutica consiste no mais recente caminho a ser tomado para tal finalidade. Esta, segundo a Organização Mundial da Saúde, conceitua-se como a prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico (OMS, 1993).

Sua atuação profissional

Relacionados