Atenucoes opticas

1613 palavras 7 páginas
Atenuações em Fibras Ópticas
A atenuação da luz (Perca de potência ótica) ao passar pela fibra óptica é devida a várias razões, tais como: absorção do material no núcleo ou na casca, espalhamento devido à heterogeneidade em índice de refração, curvas na fibra, espalhamento Rayleigh, etc.
A atenuação ou perda na transmissão pode ser definida como a diminuição da intensidade de energia de um sinal ao se propagar através de um meio de transmissão. A fórmula mais usual de atenuação de um sinal é a seguinte: a=10 log(Ps/Pe) [db]
Onde:
Pe - Potência do sinal na entrada do circuito.
Ps - Potência de sinal na saída do circuito.
Em fibras ópticas a atenuação varia em função do comprimento de onda da luz transmitida e é a somatória de várias perdas ligadas ao material empregado na fabricação da fibra e à estrutura do guia de onda por ela (fibra ótica) formada.
Existem quatro mecanismos responsáveis por perdas de potência em fibras óticas: absorção, espalhamento linear, espalhamento não linear, e deformações mecânicas.

Absorção
A absorção é um mecanismo de perda pela qual parte da energia transmitida na fibra é dissipada em forma de calor.
Esta absorção é provocada principalmente por impurezas presentes na fibra, entre as quais as mais importantes são os íons metálicos, como cromo, ferro, cobre, manganês e o íon hidroxila (OH-).
A diminuição da absorção é essencialmente um problema de purificação do dielétrico (vidro).

Absorção material
A absorção material é o mecanismo de atenuação que exprime a dissipação de parte da energia luminosa transmitida numa fibra óptica em forma de calor. A absorção material pode ser devido a fatores intrínsecos e extrínsecos à fibra, em relação ao processo de fabricação.

Absorção devido a fatores intrínsecos
Esta absorção pode ser subdividida em duas outras, conforme descrito a seguir: Absorção do ultravioleta: Íons de oxigênio são responsáveis por esta absorção que exprime a atenuação, a qual cresce

Relacionados