Atentados de 11 de setembro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Osama Bin Laden criou a AlQaeda para lutar contra a interferência dos EUA nos países árabes produtores de petróleo, bem como outros países muçulmanos em geral.
Oataque foi simbólico, porque dirigido ao coração do Poder americano. As torres gêmeas do World Trade Center que simbolizavam o Poder Financeiro, o Pentágono como centro doPoder Militar e outro avião estava se dirigindo ao Congresso Nacional (Capitólio) ou a Casa Branca, símbolos do Poder Político.
A intenção era demonstrar que os EUAnão estavam imunes a ataques terroristas e amedrontar a população americana.
As consequências foram a perda relativa da liberdade do cidadão americano e principalmente osestrangeiros, que passaram a ser vigiados pelas agências de segurança. Os americanos passaram a ser muito mais rigorosos com os imigrantes e turistas que visitam opaís, criando vários constrangimentos.
Leis foram criadas para dar mais poder ao Estado.
Países como o Afeganistão e Iraque foram invadidos e destruídos pelas forçasarmadas americanas sob pretextos não convincentes, principalmente o Iraque.
O governo Bush colocou o combate ao terrorismo como prioridade máxima, colocando até os EUAacima das Leis Internacionais, como a criação de uma prisão especial em Guantánamo, na Ilha de Cuba, para confinar os suspeitos de terrorismo, a princípio longe dacobertura da Justiça americana. Métodos de tortura foram de certo modo legalizados. O Presidente Bush cinicamente chegou a afirmar que simulação de afogamento (enfiar acabeça da pessoa na água), não é tortura.
Felizmente a Justiça americana não aceitou a situação e parece que os prisioneiros já contam com assistência judiciária.
tracking img