Atendimento pré hospitalar

Atuação da enfermagem no atendimento pré-hospitalar
1. INTRODUÇÃO
Palavras-chave: Atendimento pré-hospitalar; Enfermagem em emergência; Socorro de urgência; Cuidado as vítimas; Serviços médicos deemergência.
Consideramos que o atendimento pré-hospitalar é toda e qualquer assistência realizada direta ou indiretamente fora do âmbito hospitalar através dos diversos meios e métodos disponíveis,com uma resposta adequada à solicitação a qual poderá variar de um simples conselho ou orientação médica ao envio de uma viatura de suporte básico ou avançado ao local da ocorrência, visando amanutenção da vida e/ou a minimização das seqüelas. (Lopes & Fernandes, 1999).
A urgência ainda não se constitui como especialidade médica ou de Enfermagem e nos cursos de graduação a atenção dada à áreaainda é bastante insuficiente. No que diz respeito à capacitação, habilitação e educação continuada dos trabalhadores do setor, observa-se ainda, a fragmentação e o baixo aproveitamento do processoeducativo tradicional, e a insuficiência dos conteúdos curriculares dos aparelhos formadores na qualificação de profissionais para as urgências, principalmente, em seu componente pré-hospitalar.(Silva –2010).
O reconhecimento da efetividade da assistência precoce às pessoas em situação de emergência, seja por mal súbito, acidentes ou violência, resultou no surgimento de vários serviços de saúdepúblicos e privados, de atendimento pré -hospitalar (APH) e de remoção inter-hospitalar. (Gentil - 2008).
A formação de profissionais que atuam no atendimento pré - hospitalar (APH) carece de preparaçãoespecífica, pois este é um tema relativamente novo nesse meio e pouco enfatizado nos cursos de graduação (medicina e enfermagem) e de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem). (Ciconet –2008)
Além da educação para esses profissionais, as atenções devem voltar-se também para aqueles não oriundos da área da saúde, conforme a constituição das equipes preconizadas na legislação. Esta...
tracking img