Atendimento pré hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 50 (12329 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atuação da enfermagem no atendimento pré-hospitalar
1. INTRODUÇÃO
Palavras-chave: Atendimento pré-hospitalar; Enfermagem em emergência; Socorro de urgência; Cuidado as vítimas; Serviços médicos de emergência.
Consideramos que o atendimento pré-hospitalar é toda e qualquer assistência realizada direta ou indiretamente fora do âmbito hospitalar através dos diversos meios e métodos disponíveis,com uma resposta adequada à solicitação a qual poderá variar de um simples conselho ou orientação médica ao envio de uma viatura de suporte básico ou avançado ao local da ocorrência, visando a manutenção da vida e/ou a minimização das seqüelas. (Lopes & Fernandes, 1999).
A urgência ainda não se constitui como especialidade médica ou de Enfermagem e nos cursos de graduação a atenção dada àárea ainda é bastante insuficiente. No que diz respeito à capacitação, habilitação e educação continuada dos trabalhadores do setor, observa-se ainda, a fragmentação e o baixo aproveitamento do processo educativo tradicional, e a insuficiência dos conteúdos curriculares dos aparelhos formadores na qualificação de profissionais para as urgências, principalmente, em seu componentepré-hospitalar.(Silva – 2010).
O reconhecimento da efetividade da assistência precoce às pessoas em situação de emergência, seja por mal súbito, acidentes ou violência, resultou no surgimento de vários serviços de saúde públicos e privados, de atendimento pré -hospitalar (APH) e de remoção inter-hospitalar. (Gentil - 2008).
A formação de profissionais que atuam no atendimento pré - hospitalar (APH) carece depreparação específica, pois este é um tema relativamente novo nesse meio e pouco enfatizado nos cursos de graduação (medicina e enfermagem) e de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem). (Ciconet – 2008)
Além da educação para esses profissionais, as atenções devem voltar-se também para aqueles não oriundos da área da saúde, conforme a constituição das equipes preconizadas na legislação. Estaé uma das peculiaridades do atendimento pré-hospitalar, pois congrega profissionais de diferentes saberes e formações, que exigem atuação qualificada para o atendimento. (Ciconet – 2008)
As urgências e emergências sejam elas clínicas ou traumáticas representam um fator de risco de vida importante quando não atendidas em tempo hábil e de maneira adequada, exigindo dessa forma, intervençãocompetente, segura e livre de risco (Ciconet - 2008).
Em todo o mundo, na tentativa de diminuir os custos sociais e aprimorar o cuidado as vítimas, inúmeras tecnologias têm sido incorporadas ao atendimento do poli-traumatizado, no entanto, nem sempre é possível evidenciar o real impacto do atendimento na sobrevida das vítimas, pois muitos fatores concorrem para esse resultado. (Malvestio – 2008).
Odesenvolvimento desses serviços culmina com a necessidade de profissionais qualificados que atendam as especificidades do cuidado de enfermagem a ser realizado durante o atendimento pré-hospitalar ou a remoção inter-hospitalar, com vistas à prevenção, proteção e recuperação da saúde. (Gentil - 2008).
Segundo o Ministério da Saúde, o atendimento pré-hospitalar pode ser definido como a assistênciaprestada em um primeiro nível de atenção aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar, podendo acarretar seqüelas ou até mesmo a morte. (Ramos – 2005).
Há um crescente avanço nos estudos sobre essa temática, principalmente com a descentralização administrativa do atendimento pré-hospitalar da corporação dosbombeiros em favor dos órgãos de saúde. A legislação pertinente é recente e o modelo ainda está sendo implantado em várias partes do país, o que torna oportuno estudar como se deu a sua criação e, particularmente, a inserção da enfermeira nesse tipo de serviço.(Ramos – 2005)
As equipes de atendimento de emergência, entre elas os profissionais de APH, enfrentam situações muito específicas e são...
tracking img