Atendimento individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Serviço Social brasileiro enquanto profissão que despontou das ações da Igreja Católica durante a década de 1930 com forte influência européia, em um contexto de emergência da pauperização da classe trabalhadora, por conta da expansão da industrialização, atuava numa perspectiva de ajuda aos pobres para adequá-los à sociedade, já que a questão social era tida como caso depolícia, e assistencialismo por parte da Igreja e das damas de caridade. A profissão surge para contribuir com a reprodução do modo de produção capitalista e das relações sociais que o sustenta.
Com a “divisão” do mundo em dois blocos (socialista e capitalista) após a Segunda Guerra Mundial, há uma disputa de hegemonia entre a antiga União Soviética representando o bloco socialista, e osEstados Unidos representando o bloco capitalista, a tentativa desses países em se legitimarem enquanto potências mundiais influenciaram os demais países no campo ideológico, político, econômico, material e social. No Brasil evidenciou-se a influência norte-americana nesses campos, sendo que essa tendência atingiu também o Serviço Social, cuja presença se fez por meio de técnicas para o agirprofissional, fundamentadas na teoria funcionalista, tinham como objetivo contribuir com a prevenção de desajustes sociais, em intervenções de Caso, Grupo e Comunidade.
Neste trabalho, abordaremos o atendimento individual em Serviço Social, contextualizando historicamente essa técnica profissional. A principio trabalharemos o Serviço Social de Caso na gênese da profissão, para então,conceituarmos o atendimento individual, com ênfase na sua importância e procedimentos, atentando para o processo de entrevista, considerando a linguagem a ser utilizada e sua relação com o cotidiano profissional.
Pela complexidade do tema abordado, para melhor compreensão, utilizaremos como exemplo, o Plano Individual de Atendimento – PIA, que nos dará uma direção para uma análise crítica naperspectiva do materialismo histórico dialético do atendimento individual enquanto técnica profissional,.
Por fim, apresentaremos nossas considerações sobre o assunto, com base no referencial teórico escolhido.
1. SERVIÇO SOCIAL DE CASO

Em 1915 surgem as primeiras tentativas de conceituar o Serviço Social de Caso pela americana Mary Richmond, cujo pensamento social influencioua profissão no mundo inteiro. Seu livro Social Diagnosis tornou-se um marco do Serviço Social de Caso com uma abordagem funcionalista da sociedade.
O método levava em consideração três pontos: estudo, diagnóstico e tratamento social. Para Richmond (1915, citada por Bardavid, 1978), Serviço Social de Caso é a arte de fazer diferentes coisas, para e com diferentes pessoas, em cooperação comelas, para atingir a um objetivo e ao mesmo tempo o melhoramento próprio e da sociedade. E em 1917 complementou sua conceituação do método, como sendo a arte de efetuar melhor ajustamento nas relações sociais de indivíduos: homens, mulheres e crianças.
Entre 1919 e 1970, vários autores, tais como Garret, Taft, Lund, Watson, Leahy, Reynolds, Lowry, towle, Kfouri, Morais e Ferreira, só paracitar alguns, contribuíram com a conceituação de Serviço Social de Caso, com funções preventivas, mas, também promocional, entendendo os indivíduos como clientes que desenvolvendo-se integralmente funcionam bem nos seus mais diversos papéis e atuam nos diferentes grupos sociais, contribuindo com o desenvolvimento de sua comunidade e com a satisfação das necessidades individuais e dos grupos.Dentre as conceituações feitas pelos autores pesquisados por Bardavid, chama atenção a de Nilda de Oliveira Ney que diz que o Serviço Social de Caso tem dois enfoques, um intrapsiquico e outro interpessoal, sendo que em sua concepção, o Serviço Social de Caso necessita ser agressivo, ou melhor, usar uma estratégia de intervenção para mobilizar os indivíduos apáticos ou desajustados nos seus...
tracking img