Atendimento ao cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSTURA E ETIQUETA EMPRESARIAL


A etiqueta permite ao profissional tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado entre o bom gosto e o bom senso.

As pessoas que não dominam a etiqueta profissional, na maioria das vezes, nem se dão conta das gafes quecometem, prejudicando sua carreira e acabam arranhando a imagem da empresa onde trabalham.


DICAS DE ETIQUETA EMPRESARIAL

• Pontualidade é ponto de honra
• Roupas discretas.
• Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica
• Tenha sempre cartões profissionais disponíveis
• Porta aberta não significa "entre". Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre,cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
• Ao conversar olhe nos olhos
• Aprenda a escutar
• Não se distraia durante a conversa
• Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente nabeirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, de forma adequada.



REGRAS PARA CUMPRIMENTAR E APRESENTAR PESSOAS

Há uma regra básica para todos os tipos de apresentação:

Quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado, deve sorrir e olhar a pessoa nos olhos. Seriedade e tensão não funcionam bem nas apresentações.

A pessoa mais importante é quem recebe a outra e temseu nome dito primeiro. No meio empresarial, é interessante dar ao cliente essa importância maior.

Outra coisa importante que deve ser observada — tanto por homens como por mulheres — é que o tapinha nas costas e os beijinhos devem ser evitados sempre.

Podem ocorrer casos em que a pessoa apresentada — por uma questão de descortesia — não estique a mão para receber o cumprimento. O que fazer?Se ao esticar a mão para apresentar-se a alguém, ela não retribuir esse gesto, retire a mão, mas continue a apresentação. Esta atitude é a correta.

Para apresentar alguém a um grupo, aproveite o momento em que estiverem reunidos e diga algo mais ou menos assim: "Oi, pessoal, queria apresentar a vocês a Luciana Forli, designer da Briattore, em Milão." Saiba também que nas apresentações para umgrupo estão dispensados os apertos de mão.

Ao ser apresentado, se estiver sentada, a pessoa deve se levantar. Esta regra se aplica aos homens. Se não se levantar, pode parecer que está desinteressado. No caso das mulheres, se estiverem sentadas, só devem levantar-se se a pessoa apresentada for a anfitriã ou uma senhora de idade. As mulheres também se cumprimentam apertando as mãos.

Quandolhe couber apresentar alguém, diga o nome completo da pessoa e algo que propicie o início de uma conversa.


Uma recomendação importante:

Quando você se apresentar a alguém, não se intitule doutor, professor etc. Se você é doutor, professor ou magistrado, todos saberão no momento oportuno. Isso não é de bom tom na hora da apresentação. Você deve apenas dizer o seu nome!



ETIQUETA AOTELEFONE

Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferença enorme na carreira de uma pessoa.
Veja a seguir como evitar alguns erros muito comuns, que são cometidos, inclusive por executivos
experientes:

Tenha sempre papel e caneta e anote os recados; pergunte se o outro pode falar naquele
momento; desligue o celular em reuniões, eventos e locais públicos – a menos que estejaaguardando uma ligação urgente!

Se o celular de outra pessoa tocar nunca atenda!

Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte "em que posso ajudar?". Evite perguntar "quem fala?". Só faça esta pergunta se não conseguir identificar quem está falando.

Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc., trate-o pelo título, nunca somente pelo nome.

Enquanto estiver...
tracking img