Atencao farmaceutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestrado em saúde pública
Modulo: Saúde reprodutiva







Tema : Malária e gravidez















Indice
Introdução______________________________________________________________2
Objectivos______________________________________________________________4
Objectivos gerais_________________________________4
Objectivos especificos____________________________ 4Gravidez_______________________________________________________________5
Factores que geram risco para a gestante______________________________________5
Malaria________________________________________________________________6
Manifestacoes clinicas da malária___________________________________________7
Epidemiologia da malaria__________________________________________________8
Malaria nagravidez_______________________________________________________9
Tratamento da malaria na gravidez__________________________________________10
Efeitos adversos do uso de anti-maláricos na gravidez__________________________ 11
Efeitos da malaria na gravidez_____________________________________________12
Medidas preventivas para a mulher grávida___________________________________12
ReferenciasBibliográficas________________________________________________13













Introdução


Nos tempos mais modernos a saúde tem sido uma das areas com um grande marco no desenvolvimento tecnológico assim como de conhecimento científico.
Segundo a história, nos primórdios da existência humana dois seres tornaram possível a existência de outros seres através de um processo que hoje chamamospor reprodução. Deste processo resulta a gravidez ou gestação que é o tempo que medeia entre a fecundação e o parto. Em relação ao ser humano, a gestação normal e completa oscila entre as 38 e as 40 semanas, período que é comummente conhecido, de forma menos precisa, por nove meses.

O periodo reprodutivo nas mulheres, Segundo a OMS, inicia aos 15 anos de idade e pode se estender até aos 45 anosde idade. Muitos estudos referem-se que a gravidez que ocorre até antes dos 20 anos e depois dos 35 anos de idade acarretam mais riscos em relação as que acontecem entre os 21 aos 34 de idade.

Outro grande problema que se verifica na gestação, é o uso de medicamentos tanto de venda livre assim como os de prescrição obrigatória, uma vez que os seus efeitos podem ser devastadores tanto para agestante assim como para o feto. A utilização de medicamentos por gestantes e seus efeitos sobre o feto passou a ser objeto de grande preocupação após a tragédia da talidomida ocorrida entre 1950 e 1960. Cerca de 10 mil crianças nascidas naquele período apresentaram focomelia, bem como outras alterações congênitas, associadas à utilização deste medicamento durante a gravidez.

A grande preocupaçãodo Ministério da Saúde (MISAU) nos dias de hoje, é previnir que muitas destas mulheres que se encontram neste estado, contraiam doenças que provoquem complicações tanto a elas assim como aos bebés. As doenças mais comuns que afectam estas mulheres são a malária, as infecçõoes urinárias, as gripes, os distúrbios grastro intestinais entre outras levando-as muitas vezes as unidades sanitárias emestado bastante critico. Assim sendo, as medidas preventivas são as attitudes mais correctas que podem ser tomadas pelas entidades governamentais assim como por elas próprias.
Da concepção até o parto, uma enorme variedade de eventos pode aumentar a complexidade da gravidez, causando, algumas vezes, a sua interrupção antes do desfecho esperado. Alguns desses eventos sofrem variações conforme ocontexto epidemiológico, como no caso da malária.

Em Africa, mais de 30 milhões de mulheres engravidam anualmente nas áreas endémicas de malária. Nessas áreas, a malária durente a gravidez pode ser responsável por mortalidade significativa das gestantes, anemia maternal, baixo peso nos recém nascidos, partos prematuros, atrasos no crescimento intra-uterino, óbitos neo natais e óbitos infantins....
tracking img