Atencao ao uso racional de medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este projeto tem por meio desenvolver uma farmácia de atenção básica em um município de 10 a 20 mil habitantes baseada nos princípios éticos/doutrinários do SUS, onde, nos últimos anos, tem alcançado importantes avanços no desenvolvimento das suas diretrizes básicas: a universalização, a integralidade, a descentralização e a participação popular. O aprofundamento do processode descentralização gera necessidades de aperfeiçoamento, busca de novas estratégias que venham ampliar a capacidade de gestão do município. Por sua vez, a consolidação das ações de Atenção Básica, como fator estruturante do Sistema Municipal de Saúde, torna-se um desafio para o seu fortalecimento.

Objetivo: Planejar uma farmácia de atendimento no SUS com infraestrutura física, recursos humanose materiais que permitam a integração dos serviços e o desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica de forma integral e eficiente, permitindo a garantia da qualidade dos medicamentos, o atendimento humanizado e a efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições de assistência à saúde. Contendo condições para que os serviços atendam as premissas da humanização,da otimização dos recursos da educação em saúde e da educação permanente dos profissionais de saúde e um diferencial na promoção do uso racional de medicamentos.

1- Instalação da Farmácia:

Localização: O acesso às instalações da farmácia é independente de forma a não permitir a comunicação com residências ou qualquer outro local distinto do estabelecimento, se encontra dentro daunidade de saúde, visando o fácil acesso da população.

Projeto Arquitetônico: planta baixa (ANEXO A)

Descrição da infra-estrutura: A farmácia visa um ambiente conforme o Manual de Estruturação Física das Unidades de Saúde e a RDC Nº 44, de 17 de agosto de 2009, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação de produtos e da prestaçãode serviços farmacêuticos, seguindo as exigências sanitárias, segurança e acessibilidade, sendo confortável com componentes que atuam como modificadores e qualificadores do serviço como:

• Atendimento sem grades ou vidraças, facilitando a comunicação com o usuário,
• Disponibilidade de mesas e cadeiras para atendimento,
• Colocação de placas de identificação do serviço existente,• Sinalização dos fluxos,
• Tratamento das áreas externas,
• Acesso de pessoas com limitações (rampa de acesso, porta com dimensões ampliadas, maçanetas tipo alavanca e barras de apoio).

Possui estrutura compatível com as atividades que são desenvolvidas, possuindo, ambientes para atividades administrativas contendo:

• depósito de material de limpeza e sanitário,apresentando boas condições físicas, estruturais e higiênicas, sendo protegida contra a entrada de insetos, roedores ou outros animais, incluindo detetizações feita por empresas qualificadas.

• Condições de ventilação e iluminação são compatíveis com as atividades desenvolvidas em cada ambiente.

• O estabelecimento possui equipamentos de combate a incêndio em quantidade suficiente, paraassegurar o local.

• Sanitário é de fácil acesso, possui pia com água corrente e dispõe de toalha de uso individual e descartável, sabonete líquido, lixeira com pedal e tampa.

• Área de dispensação de medicamentos (Anexo A n° 01): local destinado à dispensação e orientação quanto ao uso correto de medicamentos, na estruturação do ambiente apresenta condições e normas técnicas para oarmazenamento e conservação necessárias para manter a qualidade dos medicamentos

Mobiliários e equipamentos: contém balcões e mesas com cadeiras e divisórias, permitindo a maior interação entre farmacêuticos e o usuário, mesa para computador e impressora, cadeiras, computador com impressora, acesso à internet e bases de dados e materiais bibliográficos, estante de aço, armário de aço...
tracking img