Atenção concentrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA
A Atenção Concentrada
2. DELIMITAÇÕES DO TEMA
Características e tipos de Atenção Concentrada.
3. OBJETIVO
Ajuda no aprimoramento da memória, aperfeiçoa o aprendizado, mantém o foco nos objetivos, colabora no estabelecimento de prioridades e melhora a qualidade de vi-da. Perceber, a atenção funciona como um filtro que usamos para selecionar o que registramos, determinando qualidade devida e do que fazemos. Imagine uma enor-me quantidade de estímulos que sua mente recebe. Mas, na verdade, ela não con-segue lidar com todos esses estímulos simultaneamente. Está comprovado que só conseguimos "registrar" uma parte do que acontece à nossa volta.
3.1 DELIMITAÇÕES DO OBJETIVO
Tipos de atenção
Falamos comumente da Atenção como voluntária ou involuntária.
A voluntária refere-se acasos onde o indivíduo parece ter liberdade e escolha na determinação do foco de sua. É uma atividade psíquica que permite as representa-ções dos conceitos dos objetos da atenção para que permaneçam por maior ou me-nor tempo no campo da consciência.
A Atenção involuntária ou espontânea refere-se a casos em que a pessoa parece ter menos atuação sobre a escolha da direção de sua atenção. Algunsdeterminantes da Atenção involuntária estão relacionados ao afeto e sentimento dirigidos para o objeto.
3.2 JUSTIFICATIVAS DO OBJETIVO
O trabalho cotidiano é um exemplo. Se achar que minhas tarefas são "chatas", esta-rei ocupando minha mente com essa informação. Não deixarei entrar novos “regis-tros", que permitirão tornar essas tarefas mais criativas, ou que me deixarão ter no-vas idéias a partirdas tarefas que executo. Estarei condenado (a) pelos meus pró-prios pensamentos: minhas tarefas são chatas, logo minha vida é chata – porque eu penso que é chata. Isso cria um ciclo vicioso: acho que é chato, executo sem prestar atenção, não progrido, e passo o resto da vida me "chateando" sempre com as mesmas coisas...
4. PROBLEMATIZAÇÃO.
Atenção concentrada.
O que é?
É a capacidade de reagiraos estímulos do ambiente, sustentando o foco em um de-les, com base em um determinado objetivo.
Os 3 D’ s que dificultam a atenção: desatenção, distração e dispersão
Desatenção É desatento, desorganizado, qualquer estímulo desvia sua atenção do que está fazendo.
Distração: A atenção foge do foco da tarefa para qual é solicitado.
Dispersão: Dificuldades para ter e/ ou manter a atençãoconcentrada.
Determinantes da atenção
Intensidade, Repetição, Isolamento, Movimento e mudança, Novidade, Incongruên-cia
Atenção sensorial
Nossos cinco sentidos podem ser ativados conscientemente para focalizar a Aten-ção sobre um determinado estímulo. Os condicionamentos, muitas vezes inconsci-entes, podem proporcionar certa atividade de espera, mais ou menos orientada, no sentido de confirmar ounão uma determinada expectativa.
Atenção motora
Atenção Motora tem o papel de eficiência, que consiste em privilegiar os elementos automáticos. Essa forma de atenção representa uma espécie de alerta das ativida-des musculares que devem responder prontamente a determinadas situações no sentido de favorecer a adaptação.
Atenção intelectual
Esse tipo de atenção representa o ato de reflexão e deatividade racional dirigido na resolução de qualquer problema conscientemente definido. Apesar da divisão da Atenção em: Atenção Sensorial, Atenção Motora e Atenção Intelectual, de certa for-ma.
4.1 DELIMITAÇÕES DA PROBLEMATIZAÇÃO.
Funcionamento do cérebro no processo de atenção
Sistema Límbico
Alegria, tristeza, medo, prazer e raiva caracterizam fenômenos emocionais e, portan-to, estãodiretamente relacionados com o sistema límbico. Entre as principais fun-ções do Sistema Límbico estão à regulação dos processos emocionais, do sistema nervoso autônomo e dos fatores motivacionais essenciais à sobrevivência da espé-cie e do indivíduo. O hipocampo funciona como uma central de informações, deter-minando o que será arquivado na memória em longo prazo. Mais tarde, quando soli-citado, ele...
tracking img