Atenção basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATENÇÃO BÁSICA

Com o objetivo de reorientar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da atenção básica, surge em junho/1991 o Programa deAgentes Comunitários de Saúde (PACS), hoje denominado como EACS ( Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde). Em janeiro de 1994 foram formadas as primeiras equipes,incorporando a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) numa proporção média de um agente para 575 pessoas acompanhadas (COSTA, 2004).
O EACS foi a estratégiapara implantar o Programa de Saúde da Família (PSF), hoje denominado como Estratégia de Saúde da Família (ESF), composto pela enfermeira e os ACS (COSTA, 2004). O ESFfoi concebido em 1994, como uma estratégia para reverter o modelo tradicional de assistência, hospitalcêntrico e curativo e é composto por enfermeiro (01), médico (01),agentes comunitários de saúde (até 07), auxiliares de enfermagem (02), odontólogo (01) e auxiliar odontológico (01).
No município de Dourados a ESF atinge umacobertura de aproximadamente 75% com 47 equipes, sendo 42 urbanas e 05 rurais, conta ainda com 03 EACS. Hoje as ESF contam com o apoio de 03 equipes de NASF (Nucleo de Apoioa Saude da Familia). O NASF surgiu em 2008, como estratégias proposta pelo Ministerio da Saude para auxiliar na integralidade da atenção a saude da população. Nomunicípio cada NASF atende a 15 ESF’s, Devido a constante mudanças de coordenação e estruturação da própria secretaria de saúde, o NASF enfrentou e ainda enfrenta muitasdificuldades de estar atuando como preconizado pelo Ministerio, deixando de atender muitas equipes, pois ainda falta um melhor entendimento do seu objetivo de trabalho.
tracking img