Ateismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMEM E SOCIEDADE
CULTURA E RELIGIÃO


INTRODUÇÃO

A cultura e religião são traços básicos e necessários para a construção de uma sociedade, ambos são de extrema importância para a socialização dos indivíduos. Os costumes e tradições ligam as pessoas através de festas e festivais, e a sociedade busca, pela religião, achar respostas sobre fatos inexplicados.
Iremos tratar neste trabalhosobre o Ateísmo, que é a negação do teísmo, ou seja, é uma ideologia que nega ou não crê na existência de quaisquer tipos de divindades. Não é dogmática e não é necessariamente pragmática, os adeptos desta ideologia, os chamados ateus, não carregam obrigatoriamente em semelhança qualquer característica relacionada ao ateísmo, exceto a descrença.

O QUE É ATEISMO?

“Por simples bom senso, nãoacredito em Deus; em nenhum”.
Charles Chaplin
Etimologicamente, a palavra ateu é formada pelo prefixo a – que denota ausência – e pelo radical grego theós – que significa Deus, divindade ou teísmo; ou seja, a palavra ateu pode significar sem deus ou sem teísmo. Como a imprecisão desse primeiro significado o torna impróprio para representar a noção de descrença ateísta, usa-se como base a acepçãoteísmo, que significa crença na existência de algum tipo de deus ou deuses de natureza pessoal. Nesse caso, chegamos a uma definição mais coerente e clara de indivíduo ateu: aquele que não acredita na existência de qualquer deus ou deuses. Assim, quando queremos uma palavra que representa tal perspectiva, usamos o termo ateu ligado ao sufixo ismo, que, na língua portuguesa, é usado com osignificado de doutrina, escola, teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso. Deste modo, chegamos a uma definição bastante nítida do que é ateísmo: estado de ausência de crença na existência de qualquer deus ou deuses.
Há várias modalidades de ateísmo que são meramente didáticas, feitas apenas para delinear as circunstâncias mais comuns em que o ateísmo pode ser encontrado. As duasmodalidades-tronco são o ateísmo implícito e ateísmo explícito. A primeira, filosoficamente, é pouco relevante, e subdivide-se em ateísmo natural e ateísmo prático. A segunda subdivide-se em outras duas variedades que são comumente denominadas ateísmo negativo ou ateísmo cético e ateísmo positivo ou ateísmo crítico.
1.0: O ateísmo implícito não se fundamenta na rejeição consciente e deliberada daidéia de deus, baseada em conceitos filosóficos e/ou científicos, mas simplesmente existe enquanto um estilo de vida que não leva em consideração a hipótese da existência de algum deus para se guiar. O ateísmo implícito pode ser dividido em ateísmo natural e ateísmo prático.
1.1: O ateísmo natural é o estado de ausência de crença devido à ignorância ou a incapacidade intelectual paraposicionar-se ante a noção de existência de uma divindade, por exemplo, alguma tribo, grupo ou povo que se encontre isolado da civilização que seja alheio à idéia de um deus , crianças de pouca idade; pessoas que sofrem de alguma enfermidade mental incapacitante também se enquadram nessa categoria.
1.2: O ateísmo prático enquadra aqueles que tiveram contato com a idéia de deus, ou seja, que conhecem asteorias sobre as divindades, mas não tomam qualquer atitude no sentido de negá-la, rejeitá-la ou afirmá-la, permanecendo, deste modo, neutros sobre o assunto. Os integrantes dessa categoria comumente se classificam como agnósticos, isto é, aqueles que julgam impossível saber com certeza se há ou não uma divindade. Sob essa ótica, devido a essa impossibilidade, afirmam que seria inútil qualquer esforçointelectual no sentido de comprovar ou refutar a existência de um deus.

2.0: O ateísmo explícito é a rejeição consciente da idéia de deus. A causa dessa rejeição freqüentemente é fruto de uma deliberação filosófica; contudo, não é possível fazer qualquer espécie de generalização quanto à causa específica da descrença, pois cada pessoa julga individualmente quais razões são válidas ou...
tracking img