Ate que ponto um gestor de rh precisa coompreender etica

1685 palavras 7 páginas
ATPS ETAPA 02 CONCEITO DE NEGOCIA ÇÃO
INTRODUÇÃO

Os negociadores empregam cinco conceitos basicos para negociar: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocinio logico. Os autores descrevem que quando acordo e barganha são considerados meios “honestos” de se chegar a conclusão do negocio. Já coerção, emoção e raciocinio logico são considerados conceitos “desleais” ou ‘’manipulatorios”.
A manipulação e a disposição de alcançar os proprios objetivos utilizando essencialmente a palavra sem se preocupar sem se preocupar muito com a exigencia de se utilizar fatos veridicos no seu contexto.
- Acordo
Varios pontos das propostas precisam obter aceites das partes, o que se chama de acordo. São pontos nos quais o negocio deve ser finalizado.
- Barganha
E o ato de fazer e obter concessões das partes envolvidas. Acontece de maneira positiva quando as partes envolvidas efetuam permutas entre si.
- Coerção
Bastante usada por quem deten certo poder osbre a outra parte em busca de uma negociação forçada, beneficiando uma das partes.
- Emoção
A emoção esta ligada a todas atividades envolvidas. Ela pode saer utilizada de maneira positiva se for racinal e controlada ou nmegativa se não tiver nenhum controle.
- Racicinio logico
Sua utilização possibilita a segurança de que a proposta de negocio esta amparada em referencias.

DESENVOLVIMENTO
São sete os elementos-chave para se negociar:
• Alternativas: são possíveis ações que uma parte pode realizar sem entrar em acordo com as outras partes (diferente de Opções, que requerem acordo).
• Interesses: são as preocupações, desejos, necessidades, esperanças e temores subjacentes e motivadores das posições, exigências e pontos de vista das diferentes partes.
• Opções: são as possíveis maneiras de lidar com uma questão que requeira um acordo mútuo das partes, mesmo que não aceitável para elas.
• Legitimidade: é o critério pelo qual a justiça de um possível acordo pode ser medida.
• Compromissos:

Relacionados