Ateísmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etimologicamente, a palavra ateu é formada pelo prefixo a — que denota ausência — e pelo radical grego theós — que significa Deus. Portanto o ateu é aquele que não acredita na existência de qualquer deus ou deuses. Não crer em Deus não significa acreditar na inexistência do mesmo, mas sim não julgar ser verdade. Algumas pessoas dizem não saber se é verdade ou mentira, o que nos leva aoagnosticismo. O termo agnosticismo foi criado por um professor chamado T.H. Huxley onde ele define ser uma pessoa que nega tanto o ateísmo ativo quanto o teísmo e diz que a questão de deus não foi e jamais será resolvida.

Pessoas religiosas desafiam frequentemente ateus a provarem que não há deus; mas isso revela um equívoco. Os ateus afirmam que a existência de deus não está provada, não afirmam queestá provada a inexistência de deus. Em qualquer argumento, o ônus da prova está do lado daquele que faz a afirmação. (BAKER,Dan, 1992)

“Os sistemas éticos baseiam-se no valor que os humanos atribuíram à vida: “bem” é aquilo que melhora a vida, e “mal” é aquilo que a ameaça” (BAKER, Dan, 1992), ou seja, não se faz necessário uma divindade dizer que não é permitido matar, roubar, etc., o ser humanojá nasce com uma mente preparada para discernir o que é bom e ruim – o que varia de acordo com a sociedade.

Há diversos tipos de ateísmo e que diferem fundamentalmente quanto à atitude do indivíduo para com a ideia de uma divindade. Temos as modalidades de ateísmo implícito e ateísmo explícito, ateísmo prático e ateísmo teórico.
O ateísmo implícito é a variedade de ateísmo que existetacitamente. Nesse caso o ateísmo simplesmente existe enquanto um estilo de vida que não leva em consideração a hipótese da existência de algum deus para se guiar.
O ateísmo explícito é a rejeição consciente da ideia de deus. Não é possível fazer qualquer espécie de generalização quanto à causa específica da descrença, pois cada pessoa tem suas próprias razões para refutar a ideia da existência de umdeus.
No ateísmo prático os indivíduos vivem como se não existissem deuses e explicam fenômenos naturais sem recorrer ao divino. Não significado que a existência de um deus é rejeitada, mas sim considerada desnecessária ou inútil. O ateísmo prático pode assumir várias formas: ausência de motivação religiosa; indiferença ou desconhecimento do conceito de uma divindade.
O ateísmo teórico postulaexplicitamente argumentos contra a existência de deuses, respondendo a argumentos teístas comuns como Aposta de Pascal. Este argumento (Aposta de Pascal) é uma intimidação. “É um argumento a favor da crença, baseado em medo irracional. Com este tipo de raciocínio, deveríamos simplesmente escolher a religião que tivesse o pior inferno”. (Baker, Dan, 1992).

A definição de ateísmo não subentendequalquer espécie de descrição prática do indivíduo, ou seja, aquilo que os ateus fazem de suas vidas não é levado em consideração absoluta. Ao contrário das religiões – como o cristianismo, judaísmo, espiritismo, hinduísmo, etc. -, o ateísmo não é um estilo de vida, mas somente uma classificação acerca do posicionamento intelectual do indivíduo no que tange a ideia de deus.
O sociólogo Phil Zuckermananalisou pesquisas anteriores em ciências sociais sobre laicidade e não crença e concluiu que o bem-estar social está positivamente correlacionado com a irreligião. Em comparação com pessoas religiosas, "ateus e pessoas laicas” são menos nacionalistas, preconceituosas, antissemitas, racistas, dogmáticas, etnocêntricas, mentalmente fechadas e autoritárias. Nos Estados Unidos, nos estados com osmaiores percentuais de ateus na população, a taxa de homicídios é menor do que a média, enquanto que na maioria dos estados religiosos a taxa de homicídio é superior à média.
Uma pesquisa Gallup realizada em 114 nações faz uma correlação forte entre o grau de religiosidade da população e a renda per capita e revelou que quanto mais religioso mais pobre tende a ser um país. Entre os países com...
tracking img