atd1 sociologia da educação

2385 palavras 10 páginas
1- Qual a importância da sociologia para formação de um educador?

2- Qual é a sociedade que queremos obter através da educação?

A sociologia da educação tem uma importância muito grande na formação de educador, pois nos ajuda criar uma visão mais crítica da realidade social, política, econômica e cultural, que possa formar indivíduos para compreenderem e transformar a realidade onde vivem.

Queremos obter uma sociedade mais crítica, que não aceite ser controlada por ninguém, que tenha sua própria opinião. Queremos criar uma sociedade menos individualista, egoísta; uma sociedade que se importe com os acontecimentos do mundo e que impõe soluções.

A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina. A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas. O estudo de sociedade nos oferece diferentes oferece ferramentas importantes nesta análise. O conhecimento de como diferentes culturas se reproduzem e educam seus indivíduos permite uma aproximação dos processos estruturais que compõem a educação de uma forma mais ampla. A sociologia da educação é a extensão da sociologia que estuda a realidade sócio-educacional.

Émile Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral. Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista, sem

Relacionados

  • socio
    567 palavras | 3 páginas
  • Did Tica
    1145 palavras | 5 páginas
  • Atd 1
    1152 palavras | 5 páginas