ATD1 de metodologia de ensino de sociologia II

407 palavras 2 páginas
QUESTÃO 1
Qual(is) relação (es) podemos estabelecer entre a Carta Aberta aos Professores, de Paulo Freire, e a Sociologia Crítica, proposta por Florestan Fernandes? Consulte também a aula 4 para responder à essa questão.
QUESTÃO 2
Construa um breve texto, com suas próprias palavras, analisando e comentando o trecho a seguir.
Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos. Implica que o estudioso, sujeito do estudo, se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recria.
Por isso também é que ensinar não pode ser um puro processo, como tanto tenho dito, de transferência de conhecimento do ensinante ao aprendiz. Transferência mecânica de que resulte a memorização maquinal que já critiquei. Ao estudo crítico corresponde um ensino igualmente crítico que demanda necessariamente uma forma crítica de compreender e de realizar a leitura da palavra e a leitura do mundo, leitura do contexto. Importante:
1. O link para o texto está disponível na etapa 1.
2. Responda às questões com suas próprias palavras, mas se precisar copiar trechos do texto para ilustrar seu argumento, coloque-o sempre entre aspas e indique o número da página entre parênteses. A correta citação de outros textos é um dos critérios para atribuição de notas, portanto, sigam essa orientação.
3. Cada questão vale 0,5 ponto e a ATD1 vale, portanto, 1 ponto na nota final.
4. Os objetivos e critérios de avaliação dessa atividade estão disponível no link Primeiro Passo: Informe-se sobre a ATD1.
5. Digite seu texto em um editor de texto (Word) e só copie para o campo de texto ao final dessa página no momento do envio.
6. Lembre-se: quanto mais detalhada for sua resposta, melhores as chances de uma boa nota. Não copie simplesmente o texto original, mas explique com suas palavras e ilustre com o texto (entre aspas) se desejar.
7. Revise o texto antes de enviar. Embora os erros gramaticais não interfiram diretamente na nota, afetam a

Relacionados