ATD1 Acao Ped Educ Per Colonial

2652 palavras 11 páginas
A AÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO PERÍODO
COLONIAL.*
Luciany Fusco Sereno**
Introdução:
No Brasil, os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuaram no período de 1549 a 1759. A educação nesse período não era considerada um valor social importante, servia como instrumento de dominação da colônia portuguesa pela aculturação dos povos nativos, uma educação completamente alheia à realidade da vida da colônia.
De acordo com Romanelli (1997) os dados históricos permitem-nos concluir e supor que, subordinando-se aos imperativos do meio social, o sistema educacional dos jesuítas, pôde permanecer inviolável, fortalecendo, assim, as fileiras de fiéis e servidores. O seu papel conservador possibilitou que culturas inteiras, como aquelas pertencentes às comunidades primitivas indígenas, fossem esmagadas, sendo logo substituídas pela cultura alienada dos europeus.
O principal objetivo dos integrantes da Companhia de Jesus ¹ pelas colônias das grandes potências europeias da época como, Portugal e Espanha, se constituiu como uma reação ao crescimento da influência das ideias luteranas, tendo como objetivo o combate às críticas reformistas e à expansão do protestantismo.
Considera-se que a Companhia de Jesus se empenhou na busca pela manutenção da hegemonia da Igreja Católica que estava sendo ameaçada pela contra-reforma.
Encontrou-se no campo educacional e catequético o solo fértil para realização de seus objetivos. A pedagogia utilizada pelos jesuítas definia-se em transformar índios em bons cristãos, instrui-los nos hábitos de trabalho dos europeus, ou seja, criou-se um grupo de cultivadores indígenas flexíveis a demanda da colônia.
No período colonial, os colonizadores tendiam forçosamente a concentrar todo seu pensamento e todos os seus esforços na exploração e defesa das colônias. Identifica-se que a educação não lhe interessava senão como meio de submissão e de domínio político, que mais facilmente se podiam alcançar pela propagação

Relacionados