ATD Hist Ria Da Educa O

318 palavras 2 páginas
Questões
1. O modelo educacional implantado pelos jesuítas no Brasil-Colônia atendeu a quais interesses? Explique e aponte três contribuições dos jesuítas para a educação no período citado. (máximo 08 linhas)

2. O que estabeleceu a Constituição de 1824 a respeito da educação? O que estava previsto foi concretizado? Explique. (máximo 07 linhas)

1 – O modelo educacional implantado pelos jesuítas no Brasil colônia tinha como principal objetivo alfabetizar para catequisar e implantar a doutrina católica entre os índios, nativos e filhos de portugueses, mudando assim seus hábitos e costumes. Os jesuítas trouxeram para as terras brasileiras e aqui reproduziram a visão do colono português que objetivava a produção e a exploração para fins de mercado, o que garantia a acumulação de capitais pela burguesia europeia. As contribuições dos Jesuítas para a educação nesse período foram: a) Construção das primeiras escolas; b) Os jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar eles mantinham os cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes.; c) Formação de elites burguesas preservando e garantindo os interesses da elite da colônia.
2 - A constituição de 1824 estabelecia a gratuidade do ensino para todos os cidadãos e a criação de estabelecimentos educacionais. O que estava previsto não foi concretizado, a Constituição da época não apresentava condições de realizar tal indicativo, sendo a educação conduzida de acordo com os interesses da elite dirigente do país. Assim, no início e decorrer do século XIX, o grande descaso com a educação elementar no Brasil. Com a absoluta segregação dos sexos, havia uma diferenciação do ensino dos meninos para o das meninas. Tudo isso caracterizado pelos papéis determinados pela sociedade para cada um. O Estado não garantia condições mínimas para o funcionamento da escola pública e os professores não tinham a

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas