ATD 1 ORALISMO E BILINGUISMO

558 palavras 3 páginas
ATD 1 ORALISMO E BILINGUISMO
Cesar Augusto de Azevedo (G_Art 2S14 S2) - O metodo oralista defendido pelo autor tem como objetivo a inclusão do surdo na sociedade e sua boa performance na comunicação com ouvintes e surdos também, e seja proibido a comunicação atraves de sinais e gestos privilegiando e valorizando somente a lingua. O metodo de comunicação total, que parece ser o mais completo e adequado, defende a comunicação como ato primordial para a inclusão de surdos na sociedade de ouvintes, onde o surdo pode utilizar das variadas maneiras para passar e receber informações . Onde o importante eh a interação e não somente a lingua Ja o bilinguismo tem como objetivo alfabetizar o surdo em duas linguas distintas e que a lingua dos sinais é mais valorizada por se conceituar em uma lingua propria e especificas para surdos e depois viria a lingua dos ouvintes. Em todo caso é necessario o apoio da familia, professores e amigos.
Valdirene Gonçalves dos Santos (G_Art 2S12 S2)
A modalidade oralista baseia-se na crença de que a língua oral é a unica forma possível de comunicação e desenvolvimento cognitivo para o sujeito surdo e a língua de sinais deve ser evitada a todo custo porque atrapalha o desenvolvimento da oralização. Já a modalidade bilíngue é uma proposta de ensino que propõe o acesso dos sujeitos surdos a duas línguas, no contexto social e escolar.

Baseando-se nas afirmações dos colegas,podemos dizer que Oralismo é uma corrente comunicativa muito utilizada na educação dos surdos e consiste no ensino da língua materna através da imposição da oralização nos processos de aprendizagem do surdo. Dessa maneira, neste método é proibida qualquer manifestação que se diferencie da fala, como ocorre na comunicação gestual e na utilização de mímicas. Portanto, o surdo deveria utilizar a fala, os vestígios de audição remanescentes, e um comportamento semelhante ao do ouvinte para ser aceito socialmente e finalmente ser curado da

Relacionados