atc coprocessamento

342 palavras 2 páginas
Métodos de utilização da sucata do aço visando redução do consumo de energia

3º Período do Curso de Graduação de Engenharia de Produção

Orientador:

Turma:

Integrantes:
Anderson Munhoz Rubio
André Guilherme de Andrade
Dayan Barbosa Gomes
Marcelo Bahia amara
Marcus Vinicius Ferreira Introdução

O Brasil é o maior produtor de aço da América latina, ocupando o quinto lugar como exportador do aço líquido e nono como maior produtor de aço no mundo.
A siderurgia é um dos segmentos industriais com maior consumo de energia sendo responsável por grande emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
Produzir aço gera grande poluição podendo ocasionar danos irreversíveis na atmosfera, solo e ecossistemas.
Para acompanhar o crescimento da produção do aço as siderúrgicas buscam solução sustentáveis e mais lucrativas a fim de atender as leis e normas vigentes pelo governo local. Este trabalho tem como objetivo estudar métodos de utilização da sucata do aço visando à redução de energia.

Objetivo:

Geral: Estudar métodos de utilização da sucata do aço visando a redução de energia.
Específico: soluções sustentáveis que reduzem o consumo de energia para produção do aço aumentando o lucro buscando atender a demanda do mercado interno e externo.

Justificativa :

Nossa base de estudos vem em decorrência da necessidade de conter o consumo de energia das siderúrgicas com soluções sustentáveis para produção do aço. Assim evitando impactos ambientais, aumentando o lucro e impulsionando o crescimento econômico sustentável.

Cronograma:

O consumo energético da siderúrgica está relacionado à qualidade dos materiais, processos e rotas tecnológicas e fonte de energia.
O pré-aquecimento da sucata do aço é um processo siderúrgico para economia de energia, pré-aquecendo o material antes que este entre para ser processado, usando o próprio calor gerado no processo de obtenção do aço.

Relacionados