Atc arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho interdiscilinar dirigido II
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

MOBILIÁRIO NECESSÁRIO: canindé

CURSO: Arquitetura e Urbanismo Professor TIDIR: Anamaria Murta
Danielle Santos, Frederico Cangussu, Maria Cristina Lima, Pedro Miraglia, Priscila Costa, Rafael Soares, Rebecca Pedrozo, Thaís Vieira.

-------------------------------------------------

Resumo Adisciplina de TIDIR II – Trabalho Interdisciplinar Dirigido II - propõe a idealização e criação de um mobiliário urbano que assuma as características do local situado – Praça Sete de Setembro – e que ao mesmo tempo satisfaça, de forma inteligente, as necessidades do cliente escolhido pelo grupo. O tema do trabalho é Mobiliário Necessário e, para a elaboração do protótipo, foi realizada uma visitação àPraça Sete de Setembro, localizada no hipercentro de Belo Horizonte. O julgamento do arquiteto deve ir além dos conhecimentos teóricos, tentando traduzir em cores, formas e função o significado de conforto para quem vai usufruir de uma criação.

Palavras-chave – Mobiliário, necessidades, formas e função.

1. Introdução

O grupo escolheu como cliente um vendedor de Tela Sena que utiliza aestrutura lateral do edifício PSIU como expositor de seu produto. Identificada às condições precárias de seu trabalho, bem como falta de estética e organização, foi elaborada a tradução das características e necessidades do cliente num modelo inteligente de criação de espaços que facilite a sua vida cotidiana. “Costumo dizer aos estudantes de Arquitetura que não basta sair da escola para ser bomprofissional. O sujeito tem de se abrir para o mundo e não ficar atrás da visão estreita dos especialistas.” (NIEMEYER, 2003).

Assim, é preciso levar em consideração as questões naturais que surgem das muitas, e por vezes, incompreensíveis necessidades do ser humano, que vão muito além de projetar. São necessidades que nem mesmo o próprio cliente saberia explicar, mas que, no dia-a-dia de seutrabalho, surgiriam e tornariam o mobiliário proposto obsoleto e desconfortável. Através dessa perspectiva, o mobiliário recebeu o nome de Canindé, que significa Arara Azul em Tupi Guarani, apresentando as cores primárias azul e amarelo como referência a ave.

2. Revisão Bibliográfica

Segundo o Engenheiro Arquiteto Alberto Mioni, pelo site online¹ da prefeitura de Belo Horizonte, no projetoelaborado por Aarão Reis, no fim do século XIX, o traçado da cidade foi desenhado a partir de uma cruz formada por duas grandes vias que se cortavam perpendicularmente. O ponto onde haveria uma praça marcaria o centro da capital. O nome original era “Doze de Outubro”, em homenagem à data atribuída à descoberta da América. Nas comemorações do centenário da independência, seu nome foi alterado para PraçaSete de Setembro. Embora a pedra fundamental, o “pirulito”, tenha sido lançado naquele ano, o monumento só foi inaugurado dois anos depois.

Foi construído, em 1932, o Cine Teatro Brasil, para funcionar como principal cinema e maior teatro da cidade. “Trata-se de um grande edifício de oito andares cuja fachada em ângulo curvilíneo marca a esquina da Av. amazonas com a R. Carijós.” (MIONI, 2008)Desenhado por Ângelo Murguel, é um dos “precursores do concreto armado e da fachada em pó de pedra, acabamento típico do estilo art-decó.” (MIONI, 2008) Inaugurado em 1950, o Banco da Lavoura, projetado por Álvaro Vital, de estilo arquitetônico moderno, recebeu o 1º Bienal de São Paulo. O grande arquiteto Oscar Niemeyer, projetou em 1951 o prédio do Banco Mineiro da Produção.

Para o grupo, emum projeto, a interpretação pessoal do cliente é infinitamente mais importante que o estereótipo criado pelo arquiteto para seu programa de construção.

¹ www.pbh.gov.br

No projeto de cada edifício, o arquiteto deve constantemente ter em mente que os usuários devem ter a liberdade de decidir por si mesmos como querem usar cada parte, cada espaço. (...) São as discrepâncias que nascem da...
tracking img