ataps de gestao de marketing

621 palavras 3 páginas
Resumo referente à materia do portal EXAME.
A nova onda do guru
Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano, por Philip Kotler.
No atual ambiente da administração acadêmica, cada setor tem seu guru-mor, por exemplo, Peter Drucker era o patrono da filosofia da administração; Michael Porter, o rei da estratégia; mas quando o assunto é marketing, ninguém tem mais peso que Philip Kotler, professor da escola de negócios Kellogg.
Seu novo livro, “Marketing 3.0”, faz uma mistura com a cara do tabu: a combinação de marketing com práticas ligadas à responsabilidade social. A nova pregação de Kotler, não é dirigida a ativistas sociais, mas sim aos executivos. A mensagem é bem simples: em um mundo cada vez mais rico e informado, as preocupações sociais e ambientais das pessoas estão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir bens e serviços.
No livro “Marketing 3.0” abraçar causas sociais será uma condição necessária ao sucesso e reconhecer que o consumidor é mais do que um simples comprador.
Em uma pesquisa internacional, 85% dos consumidores afirmam preferir marcas socialmente responsáveis, 70% disseram que pagariam mais para obtê-las e mais da metade declarou que as recomendaria para família e amigos. Outra realizada no Brasil, Rússia, Índia e na China, chegou a resultados semelhantes: os funcionários querem que seus empregadores ofereçam oportunidades de melhorar seu país. Finalmente, empresas que classificam como 3.0 tiveram crescimento anual de lucros de 16%, ante meros 7% da outras.
Também analisando a tendência que favorece as empresas engajadas, o livro destaca o amadurecimento de um novo tipo de organizações, as SBEs, estas por sua vez, tem objetivos os fins lucrativos, claro, mas sua atuação esta amarrada à metas sociais.
Da Florida, o pesquisador americano Philip Kotler concedeu por telefone a seguinte entrevista a EXAME.
O Marketing 3.0 prega que as empresas devem ter preocupações ambientais e sociais.

Relacionados

  • REVISTA
    16053 palavras | 65 páginas
  • Relat Rio Mundial Sobre A Defici Ncia 1 Aula 1
    184241 palavras | 737 páginas