at 3anajulia

747 palavras 3 páginas
ATIVIDADE 3:

Após leitura da aula 4, descreva como deveria ser o ensino das quatro operações básicas nos anos iniciais do ensino fundamental (no mínimo uma lauda).

A matemática e suas quatro operações básicas

A disciplina de Matemática antes era muito temida e considerada uma vilã, contudo, para qualquer atitude negativa que alguém tenha em relação à Matemática, existe, mesmo que implícito, um motivo que levou esse indivíduo a formar um conceito negativo em relação à essa disciplina, mas com o passar do tempo pode-se observar que ela está em nosso cotidiano e faz parte do nosso dia a dia.
Quando o professor propõe ensinar a Matemática, este deve levar em consideração o que o aluno sabe, fazendo com que o ensino se torne prazeroso e eficaz. De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais é necessário que o professor repense a sua prática pedagógica em função dos objetivos propostos para os anos iniciais do ensino fundamental.
As quatro operações básicas quando ensinadas podem conduzir ao aluno pensar nessas operações como um “bicho papão”, porém cabe ao professor desvendar os medos e ajudar os alunos a compreender significados a formar conceitos.
Para ensinar as operações adição e subtração deve-se saber que as duas são consideradas operações irmãs. Porém essas operações não devem ser vinculadas aos termos “ganhar”, “perder”, “acrescentar”, entre outros. O verdadeiro significado do “vai um” e do “empresta um” deve ser esclarecido ao aluno. Contudo, o aluno pode percorrer diferentes caminhos para encontrar a solução de um mesmo problema, e o professor deve respeitar esses caminhos, desde que o resultado da operação esteja correto.
Para efetuar a adição é necessário que o aluno tenha conhecimento do sistema de numeração decimal, porque o valor posicional dos algarismos tem papel fundamental na realização de uma operação. Entre várias maneiras de ensinar a adição uma delas é quando o aluno for juntar quantidades ele deve ter noção de que terá que juntar unidade com

Relacionados