Aszxvcc

561 palavras 3 páginas
PROVAS DE CAMPO – SALTOS E LANÇAMENTOS
SALTOS
No Atletismo, as provas de saltos são aquelas em que o Brasil, ao longo de sua história esportiva, mais se destacou, especialmente na prova de salto triplo. Nomes como Nelson Prudêncio, Adhemar Ferreira da Silva, João Carlos de Oliveira e, atualmente, o atleta Jadel Gregório, tornaram o Brasil conhecido nas pistas de Atletismo.
As provas de saltos disputadas do Atletismo convencional são?
- salto em distância;
- salto triplo;
- salto em altura; e
- salto com vara.
Conceitos
Salto em distância: Prova realizada num “corredor” medindo entre 40 e 45 m de comprimento, usado para a corrida preparatória do salto. Após uma corrida rápida, o atleta salta impulsionando com um só pé, sem ultrapassar a “tábua de impulsão”, projetando o corpo no ar para cima e principalmente para frente, caindo com os dois pés na caixa o mais distante possível.
Salto Triplo: Depois de uma corrida rápida, o atleta executa a impulsão em um só pé, sem ultrapassar a “tábua” e salta sucessivamente três vezes: o 1º salto deve ser dado de forma que o competidor caia com o mesmo pé com que foi dada a 1º impulsão, na finalização do 2º ele deve cair com o outro pé e, a partir daí, completar o salto realizando a queda na caixa de areia o mais longe possível.
Salto em altura: Prova que consiste na transposição e uma barra (sarrafo) colocada horizontalmente e apoiada em dois postes (saltômetros).
Após a corrida preparatória, não muito rápida, o atleta ao se aproximar do sarrafo executa a impulsão em um só pé, elevando-se e transpondo-o sem derrubá-lo. A área de queda é protegida pelo colchão.
Salto com vara: Esta prova é realizada num “corredor” de 40m que possui no final um “encaixe” para a vara, próximo aos postes que sustentam o sarrafo e de uma área de queda protegida por colchões.
Ao final de uma corrida preparatória rápida, o atleta introduz uma das extremidades da vara no encaixe. A vara, por sua vez, servirá de alavanca para o atleta se elevar de modo a

Relacionados