Aszaqs

1672 palavras 7 páginas
Fundação Educacional Inaciana 'Pe. Sabóia de
Medeiros'
Disciplina: Princípios e aplicações de física moderna –
FS4410
Prof.ª: Dra. Marcilei Guazzelli da Silveira

CORPO NEGRO

Lucas Kenji Yoshikawa Campos - 11.112.510 - 0
Alan Jones B. da Silva - 11.211.410 - 3
Fernando Augusto Romero dos Santos - 15.112.174 – 6
Turma: 835

Data de realização: 16/08/2013
Data de entrega: 23/08/2013

1.

Objetivos

O experimento tem como objetivo caracterizar a emissão de radiação de um corpo negro em função do comprimento de onda, comprovar a lei de deslocamento de Wien e a constante de Planck, determinando experimentalmente o valor do comprimento de onda associado ao máximo valor da intensidade de luz emitida pelo corpo.
2.

Introdução Teórica

Radiação significa a transferência de energia através de ondas eletromagnéticas, estas possuem um espectro continuo (existem ondas eletromagnéticas de todos os comprimentos de ondas). Os espectros são divididos em diversos grupos, cada um definido por um intervalo de comprimento de onda, e possui uma pequena faixa visível, para a qual o comprimento de onda pode ser vista por humanos[1]. Como consequência, temos a radiação térmica que são ondas eletromagnéticas relacionadas com a temperatura em que o corpo que a emite se encontra. Em baixas temperaturas não é visível, mas, ao aquecer muito um corpo é notório a alteração de sua cor[2]. Temos que todo corpo emite e absorve radiação, maior parte não visível, porém, a 0K, por não haver agitação molecular, o corpo não emite radiações térmicas[3].
Define-se como corpo negro o meio ou substância que absorve toda a radiação incidente sobre ele, independente do comprimento de onda, direção, sentido ou estado de polarização.
Em um experimento é feito um furo neste corpo por onde incide a luz. Ao atingir o equilíbrio térmico, uma radiação passa a ser emitida por este orifício, sendo esta radiação conhecida como radiação de corpo negro, a qual tem como

Relacionados