asvolta

718 palavras 3 páginas
Verdade e Realidade
Isabel Cristina Albuquerque
Durante toda nossa vida nos deparamos com conceitos, juízos de valores, comportamentos aos quais somos apresentados desde a mais tenra idade.
Alguns destes conceitos são absorvidos nos processos de aprendizado, de identificação do mundo que nos rodeia, de identificação com as pessoas do grupo social ao qual pertencemos ou desejamos pertencer, e por fim, de identificação da nossa própria individualidade. Ao chegar à fase adulta, final da juventude, cremos ter encontrado a nossa verdade, um reflexo da realidadeexterna na qual nos movemos.
O tempo - infalível em sua tarefa de desafiar a mente humana - nos coloca frente a frente com novas possibilidades da realidade, e os movimentos do mundo, os fatos, a transição das idéias, nos propõem novo questionamento, uma pergunta se nos apresenta repetidas vezes, até que nos decidimos por refletir sobre o tema: O que isto tudo significa? Isto me serve? É valido para mim?
Ao mesmo tempo que muitos se questionam, outros tantos se acomodam, imaginando ter encontrado uma forma imutável, generalizada e padrão de vida. Nada, então, resta a fazer. E os que questionam, por que o fazem? Por que pessoas que vivem dentro de um mesmo contexto têm respostas diferentes diante da mesmarealidade?.
A existência humana pode ser entendida como uma constante transição do indivíduo entre os diversos sistemas de significados que ele conhece ou aos quais é apresentado ao longo da vida. Em alguns demora-se mais, em outros menos. Uma provável conseqüência destes movimentos é a consciência das diversas possibilidades de realidade existentes.
A experiência adquirida nas diversas situações vividas pode abalar o conceito de verdade aceito no início da fase adulta. Este é um momento tenso, onde tanto podem ocorrer tanto a congruência de significados entre a vida interior e a vida exterior quanto um rompimento surpreendente com a realidade aceita até então.
Em uma experiência alguns sistemas

Relacionados

  • Saúde publica
    952 palavras | 4 páginas
  • adolescencia
    89884 palavras | 360 páginas