Astronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Astronomia é uma ciência que se dedica ao estudo de todos os corpos e astros celestes. Como uma ciência das mais antigas, de acordo com os registros históricos, ela sofreu muitas evoluções desde a pré-história e hoje praticamente todas as outras ciências são necessárias para o desenvolvimento da Astronomia. Estudando sobre a história das ciências é fácil perceber que a Astronomiainfluenciou a humanidade durante toda a pré-história e a história conhecida. O conhecimento sobre o céu sempre fez parte da curiosidade humana. Satisfazer essa curiosidade foi um estímulo muito grande para desenvolver outras ciências como a Física e a Matemática. Esse estímulo serve de motivação para que muitas crianças encontrem o caminho do estudo das Ciências Naturais, pois são raras as pessoasque não ficam encantadas quando são estimuladas a observar o céu.

Estudar e aprender Astronomia não é difícil, mas requer um pouco de paciência e observação por isso, este módulo foi projectado para ser lido e estudado com calma. Para melhor entender o seu conteúdo é necessário que você faça as práticas ou actividades propostas, que são simples, interessantes e importantes. Lendo este módulocom calma, acompanhando as observações e nos escrevendo quando tiver dúvidas o seu aproveitamento será muito melhor e você verá como sua curiosidade aumenta para saber mais sobre o céu.
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
Para entendermos como surgiu a Astronomia e o conhecimento que possuímos hoje, sobre o céu, é necessário lembrar como vivia a espécie humana na pré-história e quais eram suas necessidades.Foi na pré-história, milhares e milhares de anos atrás, quando os humanos ainda viviam como nómades pelo mundo em busca dos alimentos necessários à sua sobrevivência que surgiu a Astronomia. Comunidades primitivas que eventualmente usavam cavernas como abrigo desenhavam suas observações sobre o céu. Já foram encontrados desenhos sobre o céu, com mais de 10 mil anos de idade, em cavernas devárias partes do mundo.
A espécie humana dessa parte da pré-história comportava-se como os animais, tinha que procurar, colher ou caçar os alimentos que a natureza lhes oferecia. No entanto, a capacidade que o homem tem de entender seu ambiente e modificá-lo de acordo com seus desejos fez com que ele buscasse satisfazer melhor suas necessidades.
Um grande problema para os seres humanospré-históricos era a obtenção de alimentos suficientes para sua sobrevivência, por isso essa foi a primeira modificação realizada no ambiente ao seu redor. Passaram a atuar no ambiente para que existisse comida suficiente e sempre que fosse necessário, sem ter que contar com a sorte de encontrar o alimento, andando de um lugar para outro. Aqui muitas perguntas podem surgir e algumas delas são: O que os sereshumanos aprenderam que permitiu modificar o seu ambiente? Como isso aconteceu? Quem ensinou isso a eles? E principalmente, o que isso tem a ver com a Astronomia?
Em primeiro lugar não havia professores para ensinar como plantar ou criar animais. A única fonte de conhecimento possível era a natureza e a motivação por uma melhor sobrevivência. Então, o que os seres humanos pré-históricos fizeram foi,observar como a natureza produzia os alimentos para copiar. Por exemplo, eles observaram que algum tempo depois que sementes, frutos velhos ou grãos caiam no chão novas plantas nasciam. Então, bastava recolher sementes, frutos ou grãos e jogar perto de suas cavernas para ter alimentos mais fáceis? Na verdade não, semear não era suficiente para ter alimentos, era necessário saber quando e quantosemear. Saber quando semear significava ter a certeza de que as sementes semeadas dariam alimentos na época certa. Saber quanto semear significava prever uma quantidade suficiente de alimentos até a próxima colheita.
Pense um pouco! - Na pré-história saber a resposta para estas perguntas significava prever o futuro... E não é isso que tentamos fazer até hoje?
Aqui resta-nos a pergunta...
tracking img