Astronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Ela está preocupada com a evolução, a física, a química, e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.
Aastronomia é uma das mais antigas ciências. Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange, os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses,indianos, iranianos e maias realizaram observações metódicas do céu noturno. No entanto, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna.Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria,navegação astronômica, astronomia observacional e a elaboração de calendários.
Durante o século 20, o campo da astronomia profissional foi dividido em dois ramos: a astronomia observacional e a astronomia teórica.[carece de fontes] A primeira está focada na aquisição de dados a partir da observação de objetos celestes,que são então analisados utilizando os princípios básicos da física. Já a segunda é orientada para o desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem objetos e fenômenos astronômicos. Os dois campos se complementam, com a astronomia teórica procurando explicar os resultados observacionais, bem com as observações sendo usadas para confirmar (ou não) os resultados teóricos.
Os astrônomosamadores têm contribuído para muitas e importantes descobertas astronômicas. A astronomia é uma das poucas ciências onde os amadores podem desempenhar um papel ativo, especialmente na descoberta e observação de fenômenos transitórios[1][2].
A Astronomia não deve ser confundida com a astrologia, sistema de crença que afirma que os assuntos humanos estão correlacionados com as posições dos objetoscelestes. Embora os dois campos compartilhem uma origem comum, atualmente eles já estão totalmente distintos[3].

Índice  [esconder]  1 História 2 Campos 2.1 Astronomia observacional 2.1.1 Radioastronomia 2.1.2 Astronomia infravermelha 2.1.3 Astronomia óptica 2.1.4 Astronomia ultravioleta 2.1.5 Astronomia de raios-X 2.1.6 Astronomia deraios gama 2.1.7 Campos não baseados no espectro eletromagnético 2.1.8 Astrometria e mecânica celestial 2.2 Subcampos específicos 2.2.1 Astronomia solar 2.2.2 Ciência planetária 2.2.3 Astronomia estelar 2.2.4 Astronomia galáctica 2.2.5 Astronomia extragaláctica 2.2.6 Cosmologia 2.3 Astronomia teórica2.4 Campos interdisciplinares 3 Atuação profissional 3.1 No Brasil 3.2 Dia do astrônomo 4 Ferramentas astronômicas 5 Ver também 6 Referências 7 Ligações externas |
[editar]HistóriaVer artigo principal: História da astronomia
Na parte inicial da sua história, a astronomia envolveu somente a observação e a previsão dos movimentos dos objetos no céu que podiam ser vistos aolho nu. O Rigveda refere-se aos 27 asterismos ou nakshatras associados aos movimentos do Sol e também às 12 divisões zodiacais do céu. Os antigos gregos fizeram importantes contribuições para a astronomia, entre elas a definição de magnitude aparente. A Bíblia contém um número de afirmações sobre a posição da Terra no universo e sobre a natureza das estrelas e dos planetas, a maioria das quais sãopoéticas e não devem ser interpretadas literalmente; ver Cosmologia bíblica. Nos anos 500, Aryabhata apresentou um sistema matemático que considerava que a Terra rodava em torno do seu eixo e que os planetas se deslocavam em relação ao Sol.

Astronomia estelar, evolução estelar: A nebulosa planetária de Formiga. A ejecção de gásda estrela moribunda no centro tem padrões simétricos intrigantes...
tracking img