Astofisica

985 palavras 4 páginas
GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR E ASTROFÍSICA
Sergio B. Duarte
Edgar de Oliveira

[ASTROFÍSICA]

COLABORADORES
Emil de Lima Medeiros
Alejandro Dimarco (pós-doutorando)

Brilho intenso no céu

A aproximadamente cada meio século, um dos fenômenos astrofísicos mais espetaculares ocorre em alguma galáxia do universo. Denominado supernova, essa megaexplosão de uma estrela massiva gera luminosidade por vezes superior à da galáxia que abriga evento.

cia de uma supernova em uma galáxia próxima à nossa, a
Supernova 1987. Afortunadamente, a estrela que originou o evento estava sendo monitorada por telescópios e por nossos observatórios mais bem aparelhados. A explosão, que apresentou uma curva de luminosidade que decaiu em aproximadamente dois meses, aconteceu na Nuvem de Magalhães, a cerca de 170 mil anos-luz da Terra – um ano-luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros, ou seja, é a distância percorrida em um ano pela luz, cuja velocidade no vácuo é de aproximadamente 300 mil km por segundo. Ainda hoje observamos um anel de massa gasosa de dez anosluz de diâmetro, em expansão, com centro localizado no local da explosão – a figura 1 mostra a atual configuração da
Supernova 1987A.
A primeira supernova a ter sua explosão registrada ocorreu ainda em 1054. A nebulosa de Caranguejo, na constelação de Touro, é o que sobrou dessa explosão, que foi registrada na época por astrônomos chineses.

BRILHO DE UMA GALÁXIA. Uma explosão de supernova é um evento astrofísico dos mais espetaculares quando se trata da emissão de luz e energia. Para se ter uma idéia, no momento da explosão o brilho de uma supernova é comparável àquele que tinha antes toda a galáxia onde ocorreu o evento.
A imagem da figura 2 mostra o resultado de uma simulação da supernova da galáxia Centaurus A, a 13 milhões de anos-luz, detectada em maio de 1986. Os gráficos dentro da figura, com uma largura de aproximada-

HUBBLE SPACE TELESCOPE

Recentemente, fomos contemplados com a

Relacionados