Asterisk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento
Cultural


Índice
Introdução
Renascimento
Características
Principais Artistas e Imagens
Conclusão
Bibliografia


Introdução
Com um grande desenvolvimento comercial na Europa durante o século XV, burgueses e nobres, que dispunham de muito dinheiro graças a este desenvolvimento,começaram a investir grandes quantias de dinheiro em artistas e intelectuais da época.
O comercio se desenvolveu em grande escala na Península Itálica, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Com esse grande investimento na arte e sua rápida expansão, surge um novo movimento na Itália chamado Renascimento, que possuía como proposta o Antropocentrismo, o homem no centro douniverso.

Renascimento
O Renascimento teve um grande impacto na sociedade, porque foi a primeira vez que se tirava Deus do centro do universo e colocava o ser humano em seu lugar. O Renascimento recebeu esse nome em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste períodoem direção a um ideal humanista e naturalista.
Antigamente eles explicavam todos os fatos que ocorriam na realidade através de Deus, sempre alegando que tudo era parte de uma obra divina. Com o Renascimento os intelectuais começaram a questionar se realmente tudo era feito por Deus e começaram a tentar achar razoes logicas para explicar fatos como, por exemplo, o porquê das pessoas envelhecerem.Com o dinheiro que ganhavam dos investimentos os artistas renascentistas começaram a desenvolver as ciências humanas, como também Matemática, Física, Química, tornando o renascimento um fato histórico de extrema importância da historia da humanidade. Grandes cientistas como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico surgiram durante o Renascimento.
Nicolau Copérnico era um grande astrônomo e foi ele quedefendeu a revolucionaria ideia de que o Sol estava no centro do sistema solar. Nesta mesa área Galileu Galilei também fez grandes descobertas e aprimorou o estudo celeste quando construiu o telescópio, além de também desenvolver instrumentos ópticos. Galileu defendia a ideia de que a Terra girava em torno do Sol. Sua tese foi considerada uma heresia e Galileu foi perseguido e preso pelaInquisição da Igreja Católica, sendo obrigado a desmentir suas ideias para não ser morto na fogueira.
Outra grande descoberta na época do Renascimento foi da prensa móvel, feita pelo alemão Gutenberg, que revolucionou o sistema de produção de livros. Este sistema substitui o método manuscrito e os livros passaram a ser feitos de forma rápida e barata, facilitando a circulação dos conhecimentos e ideiasrenascentistas.
Com as novas descobertas feitas os artistas começaram a utilizar a ciência para fazerem obras mais realistas e precisas. Todos os artistas renascentistas possuíam amplo conhecimento em varias áreas da ciência.

Características
A principal característica do Renascimento é o humanismo (antropocentrismo). O Humanismo coloca o homem como ocentro de tudo, sempre afirmando sua dignidade. Na perspectiva do Renascimento, isso envolveu a revalorização da cultura clássica antiga e sua filosofia, com uma compreensão fortemente antropocentrista e racionalista do mundo, tendo o homem, seu raciocínio lógico e sua ciência como árbitros da vida manifesta.
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, osgregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão...
tracking img