Astecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASTECAS

localização

Os astecas (1325 até 1521) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI,no território correspondente ao atual México. Na sucessão de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilização destaca-se os toltecas, por suas conquistas civilizatórias, florescendo entre oséculo X e o século XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Império Asteca com a queda do Império Tolteca.


Mito dacriação

O mito da criação asteca que conta como o mundo se originou é chamado a Lenda do Quinto Sol. Várias versões diferentes deste mito existe porque as histórias eram originalmente transmitido pelatradição oral, e porque os astecas adotado e modificado deuses e mitos de outras tribos.

A Lenda do Quinto Sol

Segundo a mitologia asteca, o mundo foi a quinta era de um ciclo de criação edestruição, durante o qual diferentes deuses primeiro governou a terra através de um elemento dominante, e então destruído. Estes mundos foram chamados de sóis.



Principal cidadeA maior cidade do mundo do século 16 não era Veneza nem Paris, mas Tenochtitlán, no atual México. A capital do império asteca, fundada em 1325, era habitada por 300 mil habitantes em 1519, quandoos espanhóis chegaram. Grande parte do que se sabe sobre ela – desde a majestosa arquitetura até o avançado sistema de agricultura – veio das cartas dos conquistadores espanhóis, liderados por HernánCortez.


Como eram as moradias


Eram construidas com o material abundande na região, ou
seja, pedras. Como quase não existia vegetação e muito
menos florestas,a madeira era muito escassa. Assim, alia
do a baixíssima precipitação pluviométrica, as casas não
dispunham de cobertura, nos moldes tradicionais. Quanto
muito uma simples cobertura de sapé...
tracking img