Assunto da obra: "a apologia de sócrates"

Páginas: 2 (408 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2012
Assunto da obra

Sócrates foi levado a julgamento sendo acusado por corromper a juventude e desrespeitar as leis atenienses, assumindo a responsabilidade pelo que fez defendendo a sua liberdade depensamento e o direito de morrer dignamente.
Para Sócrates o maior bem de um homem é falar e questionar as coisas, não existindo nada, nem mesmo a morte, que o faça mudar sua conduta e seu modo depensar.
Sócrates achava indigno um homem livre tentar tirar a culpa através de palavras bonitas, pois em sua concepção e convicções todos que o julgaram e o condenaram à morte um dia serão julgadospela verdade e condenados pela injustiça e falta de caráter.
Para Sócrates todos nós, até mesmo os falsos juízes, devemos encarar a morte com esperança, pois nenhum mal pode atingir um homem bom, sejaem vida ou após a morte, afinal Deus não nos abandona. O que o levou a acreditar que o seu julgamento teve um aspecto positivo, pois considerava mais válido uma morte na verdade do que uma vida namentira, afinal a morte não poderia ser uma coisa tão ruim, se a morte for inconsciência para ele seria lucro, assim, a morte não passaria de uma boa noite de sonos. Ou se a mote for migrar daqui paraoutro lugar, deixando para trás os que se dizem juízes, e encontrar os verdadeiros juízes, outros homens que morreram e foram justos em vida, para ele seria uma bênção. Já para os juízes a condenação deSócrates exerceu função de punição, pois consideravam Sócrates culpado por intransições na sociedade.
E antes de chegar o momento de partir, Sócrates fez uma petição: “Punam meus filhos quando elescrescerem, senhores, perturbando-os como eu perturbei vocês, caso lhes pareça que eles se preocupam menos com a virtude do que com o dinheiro ou outra coisa qualquer e pensam ser mais do que são,repreendam-nos como eu repreendi vocês por se preocuparem com o que não deveriam e acharem que significam alguma coisa quando não valem nada. Se fizerem isso, tanto eu quanto meus filhos teremos recebido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da obra "Apologia de Socrates"
  • Pequeno resumo sobre a obra "Apologia de Sócrates"
  • Apologia a sócrates
  • Apologia de socrates
  • Apologia de Socrates
  • Apologia de sócrates
  • apologia de sócrates
  • apologia de sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!