Associativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Associativismo

Associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos, onde vários indivíduos se organizam de forma democrática em defesa de seus interesses. Pode existir em vários campos da atividade humana e sua constituição pode derivar de motivos sociais, filantrópicos, científicos, econômicos e culturais.
É muito comum as pessoas se reunirem para alcançar objetivos que, individualmente,seriam bem mais difíceis ou mesmo impossíveis de serem conseguidos.
Assim, podemos concluir que as associações surgem do interesse, da necessidade, da vontade de um grupo de pessoas que se organiza para realizar uma ou mais atividades comuns.
Não se deve organizar uma associação quando os interesses individuais forem superiores aos interesses do grupo.
A associação tem como objetivo a prestaçãode serviços sem visar lucros, e distingue-se de outras entidades pela dupla identidade dos associados, que são ao mesmo tempo donos e usuários da mesma.
Como donos, eles devem tornar sua sociedade rentável e competitiva dentro de seu ramo de atividade e como usuários devem definir o tipo e a qualidade dos serviços a serem prestados.
As características das associações são:
_ reunião de duas oumais pessoas físicas ou jurídicas para a realização de objetivos comuns;
_ seu patrimônio é constituídos pela contribuição dos associados, através de doações, subvenções, etc;
_ seus fins podem ser alterados pelos associados, em Assembléia Geral;
_ os seus associados deliberam livremente, em Assembléia Geral, tendo cada associado direito a um voto;
_ são entidades de direito privado e nãopúblico.

As associações são, portanto, entidades constituídas de pessoas, sem fins econômicos, dirigidas por uma diretoria eleita, cujas funções estão subordinadas à vontade coletiva e democrática de seus associados e cristalizadas no seu Estatuto Social, aprovado em Assembléia Geral. Como sociedades civis que são, para existirem legalmente deverão inscrever seus contratos, atos constitutivos,estatuto ou compromisso de seu registro peculiar, observando o que preceitua a Lei n° 6.015, de 31 de dezembro de 1973, em seu artigo 120 e respectivos itens.

2.1 A ASSOCIAÇÃO COMO SISTEMA SOCIAL

A associação é um sistema de organização inserido na sociedade, e com ela interage e estabelece relações de trocas sociais, políticas, legais, tecnológicas, econômicas, etc, influindo e sofrendoinfluências.
O sistema social de uma associação subdivide-se em três outros subsistemas:
_ associados;
_ dirigentes;
_ colaboradores (empregados).

2.1.1 Os associados
A razão de ser de uma associação é o seu associado. Este subsistema tem como principal característica um papel múltiplo, ou seja, os associados podem ser, ao mesmo tempo, donos (sócios), clientes, usuários, fornecedores e controladores(gestores) da associação.
Uma das condições essenciais ao desenvolvimento das associações é a plena participação dos associados nas decisões e nos negócios. O subsistema dos associados pode ainda ser subdividido, de acordo com suas características socioeconômicas em pequenos, médios e grandes produtores rurais; consumidores de alta, média e baixa renda; tipo de produto – leite, soja, feijão,café; hierarquia do trabalhador – diretores, operários, conforme o tipo de associação.

2.1.2 Os dirigentes
Os dirigentes também têm papel múltiplo dentro da associação, pois são, ao mesmo tempo, associados e executivos.
Esse subsistema é que faz a ligação entre os associados e a associação, atuando como controlador da gestão. Sua principal função é a condução dos negócios da associação.

2.1.3Os colaboradores
O subsistema dos colaboradores (funcionários) tem a base econômica como principal característica de sua relação com a associação, oferecendo basicamente o fator trabalho. Os colaboradores executam diversas atividades funcionais e operacionais nas associações, mantendo com essas um vínculo empregatício.
O colaborador é quem está diretamente em contato com o associado, com a...
tracking img